Divisa: Azul celeste e Ouro
Representante: Miguel Angel González
Herdade: “El Alamo” – Huelva (Espanha)
Fundada a 25 de Maio de 1967, Arucci é uma ganadaria de grande importância em Espanha, tando pela sua diversidade de encastes, como pela qualidade comportamental que as suas rezes tem vindo a demonstrar ao longo da sua existência. Atualmente, a ganadaria está dividida em dois grandes grupos. Na herdade “El Alamo”, em Aroche (Huelva), pasta um grupo de aproximadamente 100 vacas de encaste Murube-Urquijo e que, muito provavelmente, será de onde vêm os novilhos que irão ser lidados em Atarfe. O outro grupo, de encaste Guadelest, divide-se por sua vez em dois sub-gupos, um deles puro Domecq e outro Jandilla (linhagem Teófilo Segura), contando cada um dos sub-grupos com aproximadamente 100 vacas de ventre.
No que toca à linhagem Murube-Urquijo, Arucci é uma ganadaria bastante procurada pelas máximas figuras do toureio a cavalo em Espanha. Diz o ganadeiro que inicialmente não era esse o seu objetivo com este encaste, mas dada a grande qualidade que estas rezes oferecem para o toureio a cavalo, acabou por ser o principal destino e está bastante contente com os resultados.
Morfologicamente, o toiro de Arucci – linhagem Urquijo é grande, basto, com muito osso e grande barbela (badanudos). Apresentam um grande desenvolvimento do terço anterior e uma cabeça “acarneirada”. Com frequência surgem córneas defeituosas (brochas ou em corona) e normalmente não apresentam um grande desenvolvimento dos pitons. A pelagem mais frequente é a negra mas também surgem com regularidade os castanhos, colorados e os burracos.
Em termos comportamentais, Arucci à semelhança das restantes ganadarias de procedência Murube-Urquijo, destaca por apresentar toiros repetitivos, constantes e que galopam com ritmo. É com toiros que apresentam estas características comportamentais que o toureio a cavalo atinge a sua máxima expressão artística, daí que nos últimos anos tenha aumentado fortemente a procura por este encaste no toureio a cavalo.