Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Toiros Vaz Monteiro geram enorme expectativa para as Caldas da Rainha

Um imponente curro de toiros Vaz Monteiro está a gerar uma enorme expectativa para a Corrida de dia 13 Maio em Caldas da Rainha.
09 de Maio de 2012 - 11:49h Notícia por: - Fonte: Toiros & Cultura - Visto: 1795
Toiros Vaz Monteiro geram enorme expectativa para as Caldas da Rainha

Um imponente curro de toiros Vaz Monteiro estão a gerar uma enorme expectativa para a Corrida de dia 13 Maio em Caldas da Rainha.

A ganadera Rita Vaz Cabreira, concedeu uma entrevista à empresa Toiros & Cultura, sobre as expectativas para a corrida.

 

T&C – Qual a sua expectativa sobre a corrida do próximo dia 13 nas Caldas?

A expectativa é de grande responsabilidade, não só presto homenagem ao meu Avô e também á minha Avó ( que me criaram ) como apresento um Curro de grande seriedade e trapio, fruto de um trabalho de mais de 20 anos.

T&C – O que espera dos toiros, algum merece destaque especial ou alguma nota particular?

Espero que os Toiros, todos eles, proporcionem uma lide bastante emotiva, com bom jogo e com raça. Espero também que de todos possa tirar boa nota, mas isso veremos no dia …

T&C – O grande motivo desta iniciativa é uma homenagem ao seu avô, acha que as pessoas têm consciência que a sua persistência (avô) e linha de conduta da ganadaria, acabou por preservar um património único português?

Tenho a certeza que não têm de todo essa consciência; em 1º há todo um desgaste económico em todo o trabalho de manutenção, recuperação e melhoramento da Ganadaria acrescida da perda de rentabilidade por C.N. exploração, em 2º toda a preocupação em termos genéticos de dentro da população Vaz Monteiro tentar que os elementos consanguíneos entre familias não aumentem drásticamente com consequências mortais para a preservação desta casta.

T&C – Esta data será um “renascer” da ganadaria, como encara isso? Que projectos para o futuro?

Acredito que com esta corrida finalmente posso apresentar o Toiro em tipo do Vaz Monteiro que eu gostaria de têr na Ganadaria, um Toiro sério, com nobreza mas com muita raça, sem se deixar entregar completamente mas com a humildade suficiente para obrigar o toureiro a têr o trabalho de o levar para onde quer e quando quer.

Quanto ao futuro a principal preocupação é manter sempre a Ganadaria genéticamente o mais sã possivel e continuar a manter este Património e melhorá-lo dentro das suas possibilidades. É de facto um património nacional único secular, que enquanto puder mantê-lo-ei.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.