Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Debate do BE revela derrota dos argumentos anti taurinos

Debate dos Projectos de Lei do Bloco de Esquerda traduziu-se numa clara derrota dosargumentos Anti-Taurinos.
24 de Junho de 2012 - 16:43h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1419
Debate do BE revela derrota dos argumentos anti taurinos

O debate público ocorrido na sexta-feira passada, acerca dos projectos de lei do BE (contra a transmissão televisiva de touradas na RTP, a limitação da transmissão das mesmas nos canais privados e o fim do “financiamento” público das actividades que possam infligir “sofrimento” a animais) traduziu-se numa derrota em toda a linha das pretensões dos anti-taurinos e numa retumbante vitória taurina. A realidade do debate revelou uma embaraçosa carência de argumentos validos por parte dos que querem atentar contra a liberdade cultural dos portugueses.

Desta forma a PRÓTOIRO gostaria de salientar o seguinte:

a) Agradecer a presença dos vários agentes e aficionados da Festa que disseram “sim” ao apelo da PRÓTOIRO;

b) Por outro lado, agradecer a presença da Plataforma de defesa comum que redimensiona estes debates e apanhou a deputada Catarina Martins (BE) completamente desprevenida. Agradecemos a presença dos representantes da CAP, a Fencaça, ANPC, Federação Portuguesa de Falcoaria, Federação Portuguesa de Pesca à Linha, além de representantes autárquicos, na pessoa do Comandante António Valente, responsável pelo pelouro da Cultura da autarquia de Santarém.

A defesa institucional da Festa e de todos os sectores que envolvem a utilização de animais faz-se agora com um peso completamente diferente e, num País onde se discutem eleições por um punhado de votos, os nossos políticos terão, daqui para a frente, de dar ouvidos a quem representa de facto a realidade social do país e não grupelhos virtuais.

c) O debate revelou um claro ascendente taurino, tendo sido destacada a vertente cultural e social, mas sobretudo económica da Festa. Estas iniciativas do BE foram classificadas pela PRÓTOIRO com uma forma de “fascismo cultural”, uma vez que a intenção do BE é impor a sua visão subjetiva a todos os portugueses, violando a sua liberdade individual.

Perante as campanhas demagógicas e difamatórias que têm vindo a ser lançadas sobre os apoios pontuais das Câmaras Municipais às actividades culturais taurinas, o Comandante António Valente, vice-presidente da autarquia de Santarém, destacou que estes apoios pontuais são atribuídos a todos os sectores culturais nos municípios, sem qualquer distinção da tauromaquia. No que concerne à Câmara de Santarém, se estes ataques voltarem, o assunto terá de ser resolvido em tribunal, e os difamadores
responsabilizados.

d) Repudiar veementemente a insultuosa declaração da presidente da associação ANIMAL ao comparar a posição de um toiro bravo com o de um surdo-mudo ou de um deficiente mental. A irresponsabilidade tem limites e há coisas que exigem respeito e decoro. Estas declarações insultuosas para com os deficientes retratam bem a postura de quem as profere;

e) Repudiar o facto de na declaração final do Bloco de Esquerda, pela mão da deputada Catarina Martins, esta se ter desculpado perante a audiência anti-taurina com um “sabemos que muitos de vocês queriam mais”, revelando, assim, as verdadeiras intenções e compromissos deste partido;

f) Tal como referido durante o debate, aguardamos a possibilidade de nos defendermos em tribunal da intenção demonstrada pela presidente da associação ANIMAL, há alguns meses atrás, em processar a PRÓTOIRO por difamação.

g) Congratulamo-nos com o facto de o Bloco de Esquerda se ter visto obrigado a reconhecer que as touradas são uma realidade cultural contra a qual nem mesmo o Bloco de Esquerda tem capacidade de se insurgir. Estes projectos tratam-se, obviamente, e tal como a PRÓTOIRO teve oportunidade de referir, de um aproveitamento demagógico com o objetivo de danificar a imagem da tauromaquia acusando-a de receber apoios milionários, o que é obviamente falso;

Todos estão convocados para a defesa e promoção da Festa! Todos os aficionados têm de ser Embaixadores desta magnífica expressão cultural e artística da alma Portuguesa.

Pela defesa da nossa Cultura, Identidade e Liberdade! Juntos somos mais fortes!

PRÓTOIRO

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.