Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Museu Taurino de Málaga, 1400 obras avaliadas em mais de 6 milhões de Euros

Abertura do Museu Taurino de Málaga prevista para final de 2012 início de 2013
20 de Junho de 2012 - 11:45h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1264
Museu Taurino de Málaga, 1400 obras avaliadas em mais de 6 milhões de Euros

O Museu Taurino de Málaga contará com uma exposição de obras de pintura, escultura e objectos relacionados com a temática da tauromaquia ao longo das épocas.

Propriedade de D. Juan Barco, será hoje assinado um protocolo com as autoridades “Malagueñas” para a abertura deste espaço museológico até ao fim do corente ano ou início de 2013.

Expondo cerca de 1400 peças, valorizadas em mais de 6 000 000 de Euros, esta coleção foi já considerada por peritos, como uma das mais importantes e completas existentes em todo o Mundo desde um ponto de vista histórico.

Esta exposição exibe variadíssimos objectos, com especial incidência para os séculos XVIII e XIX, tais como taxidermia (animais embalsamados), pinturas, fatos de toureiro, gravuras, esculturas, filmoteca, livros e obras literárias correlacionadas, assim como uma colecção de acessórios de toureio.

Entre as obras que irão ser expostas encontram-se pinturas de D. Pablo Ruíz Picasso, Salvador Dali, Velázquez, Goya, Charles Clark entre muitos outros grandes vultos da cultura e da arte.

De realçar a colecção de “carteles” originais da época de Carlos III e Isabel II, só igualada pela colecção da Biblioteca Nacional de Espanha.

Também estará exposto o fato que .D.Pablo Picasso desenhou para o grande toureiro Luís Miguel Gonzalez Lucas “Dominguín”, assim como trajes de Joselito “ El Gallo”, Lagartijo, Bombita, Paço Camino, Cagancho, Manolete, Júlio Robles, Enrique Ponce, Espartaco, Miguel Angel Perera, José Tomás, El July. Curro Romero e Manuel Benitez “El Codobez”.

Com um investimento superior em um milhão de Euros em obras de reabilitação do espaço museológico, contará também com uma sala de exposições itinerantes.

Esperamos com ansiedade a sua abertura e contamos ser dos primeiros a visitar tão interessante e importante espaço dedicado à tauromaquia.

Fonte: El Mundo - Toros

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.