Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Bogotá proíbe corridas de toiros!

Câmara Municipal de Bogotá (Colômbia), proíbe corridas de toiros na praça "La Santamaría"
17 de Junho de 2012 - 12:58h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1539
Bogotá proíbe corridas de toiros!

O porta voz da Câmara Municipal de Bogotá, Eduardo Noriega, anunciou numa “rueda de prensa” que o contrato entre a autarquía e a empresa exploradora da praça, Corporación Taurina, embora esteja em vigor até 2015, será denunciado unilateralmente pela autarquia.

Afirma Noriega de que com a resoluçao 280 do “Instituto Distrital de Recreación y Deporte” encerra definitivamente a possibilidade da celebração de corridas nesta praça.

Segundo Gustavo Petro, “Alcalde de Bogotá, conforme tinha prometido na sua campanha eleitoral em Janeiro, em plena alta da temporada taurina, em “La Santamaría” só se realizarao espectáculos “ao redor da vida e nao da morte”.

Ao que afirma o “Alcalde” tinha já pedido à empresa gestora da praça de que ali nao se realizassem espectáculos em que houvesse crueldade, pedido esse que segundo Petro, foi ignorado, fazendo-se assim valer da lei em vigor e dos poderes de mandante autarquico.

Afirma ainda o autarca de que esta proibição se encontra na linha de outras, tais como Barcelona ou Quito e se insere numa corrente internacional de posiçoes anti-taurinas e,  que no futuro gostaria de ver a “La Santamaría cheia de poetas e escritores e nao de “maltratos a animales”

Ao que parece o Supremo Tribunal da Colombia, numa deliberaçao de 2010, diz que o Estado deve autorizar as corridas de toiros, sempre que seja essa a vontade maioritária das populaçoes em causa, o que è justamente o caso de Bogotá, onde existe uma das maiores “aficiones” da América Latina desde a colonizaçao española.

A associaçao profissional de toureiros da Colombia (UNDETOC), conjuntamente com os responsáveis da “Corporación Taurina” apresentaram já recurso à autarquía, explicando que ao abrigo dessa deliberaçao do Supremo Tribunal Contitucional da Colômbia, as corridas fazem parte da tradiçao cultural do povo de Bogotá.

Também o presidente do World Society for the proteccion of animals (WSPA) para a América do Sul, apoia a actuaçao de Gustavo Petro e comenta de que também ele e a sua organizaçao querem acabar com centenas de toiros mortos na praça ”La Santamaría”.

Ao ser questionado por estes factos Julián López “El Juli”, quase sempre presente nas feiras “bogotanas”, afirma "Que el toreo no caiga otra vez en manos de un capricho político!!".

“El Juli” comenta também que se trata de uma praça com características especiais, uma praça mágica, exigente, sensible e apaixonada pelos toiros e pelos toureiros.

Desde Portugal seguiremos com muita atenção e expectativa as decisões políticas relacionadas com esta temática.

 

Fonte:EFE (Colômbia)-El Mundo-Toros 

 

 

 

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.