Mais de 20 petições foram entregues no “Parlament” catalão pedindo indemnizações pecuniárias relativamente à abolição das corridas de toiros na Catalunha.
O responsável pela pasta da economia do governo autonómico catalão, Andreu Mas-Colell, anunciou que embora essas petições possam ser atendidas, os valores compensatórios pretendidos, serão seguramente menores.
Este responsável afirmou, respondendo a uma pregunta directa e numa sessão deste órgao de soberania espanhol, os 350 a400 milhões de Euros que pretendem as entidades lesadas nao passam de uma fantasia.
Em tempos de cortes orçamentais, este responsavel “catalán”, afirmou que o governo autonómico tem tempo para começar a pagar estas verbas até 2013, dentro da legalidade, conforme a lei determina e defendendo sempre os contribuintes catalães ou espanhóis.
Em tempo de crise, a oposição e alguns partidos apelidam estas decisões de dificeis, uma vez que aquilo que chamam de “delirios identitários”, até de algunas regiões da Extremadura, preferem “pagar” para acabar com as corridas de toiros do que optarem para canalizar esses recursos económicos e políticos para a potenciação de políticas sociais.
Para quem está “afastado” destes problemas, e apenas em jeito de comentário, é caso para preguntar “porque não pagam com a mesma rapidez com que implementaram a proibição? ”.
Fonte:El Mundo Toros / Europa Press