O Campo Pequeno abriu as suas portas com meia casa para receber a corrida comemorativa dos 25 anos de alternativa de Luís Rouxinol. Um espectáculo que resultou entretido embora sem triunfadores.
O cartel foi composto por Rui Salvador, luís Rouxinol e o jovem Duarte Pinto.
Uma noite em que pegaram a solo os Forcados Amadores de Montemor.
Foi lidado um curro de toiros da ganadaria António Silva, cujos pesos oscilaram entre os 544kg e os 604kg.
Uma corrida que criou grandes expectativas não só pelos toiros mas também pelo cavaleiro de Pegões que esta temporada tem demonstrado corrida após corrida o seu valor e garra, atravessando um bom momento na sua carreira como cavaleiro Tauromáquico.
Depois das cortesias Luís Rouxinol foi homenageado pela Sociedade do Campo Pequeno pelos seus 25 anos de alternativa.
Quanto à corrida em si, na qualidade de aficionada o espectáculo resultou entretido mas esperava muito mais…
Abriu a corrida Rui Salvador que apresentou algumas dificuldades na colocação da ferragem comprida. Nos curtos apesar do seu esforço e valor que lhe conhecemos não foi uma lide de grande emoção. No segundo toiro as dificuldades continuaram a ser visíveis. A falta de uma boa quadra de cavalos não permitiu ao cavaleiro de Tomar brilhar na noite de quinta-feira, acabando por ter uma passagem irregular e muito discreta pelo Campo Pequeno.
Luís Rouxinol rubricou uma boa lide frente ao “finório” um negro bragado corrido que perseguiu as montadas do cavaleiro de Pegões e ao qual soube tirar partido. Ao receber o segundo do seu lote numa espera em sorte gaiola Rouxinol criou a ilusão aos aficionados de que iria imprimir uma grande lide, mas tal não aconteceu. Uma lide pautada pela irregularidade, destaque positivo apenas para o par de bandarilhas de boa nota que entusiasmou o público.
Depois do seu triunfo em santarém, confesso que tinha alguma curiosidade em relação ao jovem cavaleiro Duarte Pinto. Apesar de cravar de alto - a - baixo, saindo um pouco aliviado das sortes a lide resultou bem. No último do seu lote, quanto a mim o mais complicado da segunda parte da corrida acabou por vir a menos durante o castigo. O cavaleiro apesar de andar esforçado, a lide não resultou da melhor maneira, tendo a sorte em não ser colhido ao cravar o último curto da noite com o toiro a mudar de comportamento durante a trajectória do cavalo.
Quanto aos Forcados Amadores de Montemor pegaram 3 toiros ao primeiro intento, dois à segunda tentativa e o último da noite consumaram ao quarto intento, por intermédio do cabo.
Quanto ao curro de toiros da ganadaria António Silva saíram à arena do Campo Pequeno bem apresentados com peso e trapio e no geral acabaram por cumprir.
( Nota: Em baixo as declarações de Luís Rouxinol no lançamento do seu livro que decorreu à tarde na arena do Campo Pequeno)