Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Sêde de toureio a pé...

Comentando a corrida de hoje na Palha Blanco em Vila Franca de Xira.
08 de Julho de 2012 - 23:22h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1500
Sêde de toureio a pé...

Tarde de toiros em Vila Franca de Xira, comemoraçao o 80º aniversario da Palha Blanco.

Actuaram António Telles e Joao Telles Jr a cavalo e o matador de toiros español David Móra, ficando as pégas a cargo dos Amadores de Vila Franca de Xira. Os toiros foram da ganadaria Oliveira & Irmaos.

Praça bem composta a roçar o cheio, pese embora o preço das entradas ser demasiado para uma praça, que embora emblemática, nao apresenta grandes condiçoes para o público, permitindo que os assistentes “pulem” de sector para outro sector e, por exemplo, a asistência de crianças que concerteza nao teriam a idade regulamentar para asistir a corridas de toiros.

Sabemos todos que ninguém gosta de pagar um bilhete que lhe “custa os olhos da cara” e estar a levar pontapés de uma criança irrequieta toda uma tarde. Também nestas questoes, há que as ter em conta a lei, para nao entregar mais argumentos aos anti-taurinos, isto no caso dos menores de 6 anos, para além de que, a lei “è para cumprir”.

Debruçando-me agora sobre as lides em si, os dois cavaleiros estiveram bem, entregados e o desempenho foi na generalidade bom, assim como os forcados que efectuaram excelentes pégas.

Os comentários habituais surgiram relativamente David Móra que anunciado como grande figura do toureio a pé, cedo fez surgir comentários negativos, bastando um dos seus bandarilheiros ter falhado a colocaçao de bandarilhas para se ouvirem os primeiros assobíos.

Logo respondeu David com um pormenor delicioso, em que recebeu o primeiro toiro com a muleta “de rodillas”, em jeito de compensaçao pelo “fallo” da sua quadrilha. Toureou o primeiro toiro com o capote e a muleta tremendamente, impondo a sua qualidade e conhecimento, pese embora o vento que se fazia sentir, impedir que o toureio apresentado assentasse e pudesse ir ainda mais longe.

No segundo toiro brilhou David Móra, com passes de capote de primeira qualidade, chicuelitas no centro da praça e, com a muleta, podemos dizer que dominou o toiro, executando todo tipo de passes tendo-o autênticamente na mao.

Em jeito de final feliz, pode dizer-se que o público se rendeu a este toureiro e ao “toureio a pé” demonstrando que tem sede deste mesmo toureio.

Os comentários de rua eram em geral : “ muito bom!”

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.