Realizou-se ontem na Casa da Enguias, na Lançada, o jantar comemorativo dos 60 anos Fundo de Assistência dos Toureiros. Este fundo iniciou para prestar inicialmente ajuda aos toureiros na época do " defeso" e quando acidentados. Ao longo dos seus sessenta anos de vida, contou com três Presidentes, sendo o seu primeiro e fundador, o Maestro Diamantino Viseu, que foi sucedido pelo bandarilheiro Amâncio Grilo. Hoje assume a presidência da direcção o Cavaleiro Nuno Pardal.
Actualmente o Fundo de Assistência aos Toureiros presta assistência a cento e trinta toureiros e emboladores, apoiando também as viúvas dos toureiros. Ajuda igualmente jovens nos estudos.
Ao chamamento, acorreram cerca de cem pessoas, figuras conhecidas e reconhecidas da festa brava,Antonio dos Santos, Mário Coelho, Rui Salvador, Sónia Matias, Rui Fernandes, a família Telles, Brito Paes, Dr. Frederico Cunha, Emidio Pinto e Filho,entre outros. Foi prestada uma sentida homengem aos Médicos que trabalharam na sua profissão em apoio dos toureiros.
No repasto não faltaram as enguias que tanto nome deram à casa!
Iniciou os discursos o Dr. Vítor Escudero, que incidiu o seu discurso solto e apaixonado sobre o papel do touro e da Festa. Mencionou de forma grata e sincera o papel do Fundo de Assistência aos Toureiros na sua vida, pois foi graça ao mesmo que estudou e terminou os seus estudos universitários.
Seguiu-se uma entrega de prémios a quem contribui e marca de forma positiva o mundo desta instituição.
O ambiente esteve sempre descontraído e animado, como se dum reencontro familiar se tratasse.
Para abrilhantar o final da festa, cantou-se o fado. Na guitarra portuguesa o Diogo Lucena Quadros, acompanhado à viola por Luís Roquette, na viola baixo por Francisco Gaspar, e as suas vozes, Leonor Granete e a de Francisco Salvação Barreto. Até o actual presidente ajudou à festa e cantou o fado!