
Enquanto aguardam pelo premente debate que o Congresso deverá assumir sobre a “Iniciativa Popular Legislativa” subscrita com 600.000 mil assinaturas para a declaração da tauromaquia como bem de interesse nacional e contornar a proibição dos toiros na Catalunha, o Governo espanhol vai assumindo algumas posições no seio do Ministério da Cultura.
Assim, apesar de na anterior legislatura os assuntos taurinos terem ficado remetidos para a competência do Ministério do Interior, desde o ano passado que o Governo determinou a sua reintegração no Ministério da Cultura, concretizando um desejo e uma luta de muitos agentes taurinos.
A novidade está no facto de o actual Ministro da Cultura espanhol - José Ignacio Wert, ter vindo agora afirmar que não só pretende reactivar “Comité Nacional de Assuntos Taurinos” como quer aprovar com o maior consenso possível um “plano director” para promoção da tauromaquia, que pretende consagrar como fenómeno cultural de Espanha.
Será, sem dúvida, um importante passo na defesa da tauromaquia numa altura em que a oposição de esquerda se mantem igualmente em oposição à tauromaquia.
Na foto: José Ignacio Wert com os príncipes Felipe e Letizia.
Fonte: "EU Press"