
Enquanto uns apelidam de “fantástica” a já próxima e importante Feria de San Isidro, outros dizem-na “Indigna” pela falta de qualidade de cartéis!
Nunca se agrada a todos, no entanto, desde que se divulgaram oficialmente os cartéis que as acusações surgem por várias frentes, tendo as últimas partido agora da “Asociación El Toro” e a “Asociación Juvenil Taurina Española” (AJTE) e são bem explícitas.
A feira está assim rodeada de escândalo e de acusações que a “Taurodelta” e o “Centro de Asuntos Taurinos de la Comunidad de Madrid”, têm de que enfrentar.
O que se diz então sobre a feira?
Pela Asociación Juvenil Taurina Española dizem que alguns dos cartéis são péssimos e fazem notar:
As ausências das figuras máximas do escalafón (entre outros, Juli, Juan Mora, Escribano e José Tomás);
O aumento do preço das entradas em comparação com a falta de qualidade do certame;
A incongruência de duplas contratações de toureiros que nada fizeram para merecer tal mérito (Tejela, Fandi, Julio Aparício, Abellán, Uceda Leal e Juan Bautista) e triplas contratações que não se justificam (Cid, Castella e Luque);
O excesso de contratação de ganadarias de encaste Domeq;
A ausência de ganadarias de peso (Miura, La Quinta, Conde de la Maza, Flor de Jara e Dolores Aguirre).
A dupla presença da ganadaria Nuñez del Cuvillo... (especialmente depois da vergonhosa presença no ano passado em jogo e apresentação - segundo opina a associação).
Afirmam indigno o cartel de dia 9 de Junho (já integrado na “Feria del Arte y Cultura Taurina) com toureiros mediáticos que acusam de “destoureio, oportunismo e vulgaridade”, numa tarde em que estão anunciados El Cordobés, Paquirri e El Fandi.
Pugnam ainda pela eliminação imediata desta Feria del Arte y Cultura Taurina, seguida à de San Isidro, que supõem ter como único objectivo sacar mais dinheiro aos abonados para que em vez um tenham que renovar dois abonos, já que naquela são introduzidas corridas tão interessantes como a de Victorino Martín.
No fundo, uma janela de oportunidade para ganhar mais e gastar menos... tudo justificado pela crise!
Conheça os cartéis em http://www.las-ventas.com/