
No passado dia 9 de Setembro, dia em que toureava em Portalegre, Diego Ventura anunciou aos microfones da Rádio Elvas: "Decidi não tourear durante algum tempo em Portugal. No ano que vem não virei e quem sabe se não virei no ano seguinte. Não sei quando vou voltar, mas não será tão cedo."
De seguida o rejoneador adiantou os motivos que o levaram a tomar a sua decisão: “Sempre que venho tourear em Portugal não me sinto a gosto como tenho que me sentir. Há pessoas que gostam de mim como eu delas, mas há outras que me criticam permanentemente, só vêm para apupar e destruir e quando um toureiro não se sente bem em praça... às vezes não sou o verdadeiro Diego Ventura, porque estou sempre com medo que me apupem ou que não me entendam. Prefiro deixar de vir tourear aqui e voltar apenas quando me sentir novamente capaz de ser o verdadeiro Diego Ventura, de momento não me sinto a gosto e quando assim é, o melhor é não tourear."
Ventura termina as suas declarações: "Lamento porque Portugal é o meu país natal, estou muito triste por não tourear, porque há pessoas que me adoram e seguem-me em todo o lado, sinto pena por eles mas não me sinto a gosto, não desfruto das corridas e quando alguém não se sente a gosto, seja no toureio ou em qualquer outra profissão, o melhor é não estar."