O matador de toiros espanhol Andrés Vasquez, fará 80 anos de idade em 2012 e como prenda de aniversário, vai tourear um Vitorino em Zamora.
Se a idade assusta, Andrés Vasquez diz que "Com esta idade, o toureio vem da memória, ou seja, está todo ele na nossa cabeça. Eu sei onde tenho de ficar e o que tenho de fazer. Eu percebo que com isto vou vencer o Pedro Romero, que aos 70 matou um touro para o Rei."
O maestro acrescentou ainda que "a ideia surgiu com a intenção de organizar um Festival pelos meus 50 anos de alternativa em Zamora” e a escolha do Vitorino deveu-se apenas ao facto de ter sido a ganadaria com a qual obteve os maiores triunfos ao longo da carreira.
Andrés Mazariego Vázquez é natural de Villalpando, Zamora. Foi aluno até aos 18 años da escola de tauromaquia dirigida por Saleri II. Lidou quase 50 corridas em Las Ventas, teve 11 saídas em ombros sendo 3 delas como novilheiro. Na fase inicial da sua carreirara era conhecido pelo El Nono, mais tarde pelo Niño de Villalpando e, por último Andrés Vázquez.
Victorino, Márques de Domecq, Alonso Moreno e Urquijo são os nomes das ganadarias citadas por si como as causadoras dos seus maiores triunfos. A 7 de Março de 1999, realizou-se um festival taurino em Las Ventas em homenagem ao matador.
(Imagem retirada do jornal Marca)