Sábado, 21 de Setembro de 2019
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Prémio para Mário Vargas Llosa

D. Mário Vargas Llosa recebe prémio " Paquiro e los toros " Maio / 2011
26 de Maio de 2011 - 15:19h Notícia por: - Fonte: - Visto: 900
Prémio para Mário Vargas Llosa

D. Mário Vargas Llosa, Prémio Nobel da Literatura e grande aficionado, recebeu no passado dia de 24 de Maio o “Prémio Paquiro de Toiros” ( Paquiro, El primero entre los primeros / Taurodromo.com), tendo o mesmo prémio sido atribuído “ex aequo”, ao o poeta catalão D. Perrer Gimferrer.

Estes prémio foram entregues por D. José Bono, presidente da Cortes Espanholas e fez parte do júri D. Fernando Almansa, administrador do Grupo Telefónica. Receberam este prémio nos anos anteriores, figuras como Morante, Sebastian Castella e José Tomás.

Gimferrer, comenta em jeito de reflexão que o movimento político anti-taurino tem “muito de desagradável e ridículo“, sabendo todos nós que o Mundo dos toiros tem uma repercussão enorme nas obras de pintores, escultores, poetas e artistas em geral, dado a que trata de um fenómeno social, transversal à sociedade e cultura da Ibéria e consequentemente de todo o Mundo.

Uma vez mais questionado pela razões que o levam a ser um grande aficionado “a los toros”, D. Mário recorda que se trata de uma questão intrínseca e aproveita para definir a festa brava dizendo:

"No debemos avergonzarnos de nuestra afición a los toros. La Fiesta es una metáfora de la condición humana, y además está llena de amor a la belleza y al propio animal bravo que es el toro, que no existiría si no existiera este espectáculo" e confessa D.Mário de que "de niño soñé con ser torero".

Este merecido prémio teve o patrocínio de variadas empresas espanholas, e como valor pecuniário a quantia de 50 000 €, exemplo que deveria ser seguido em Portugal, pelos seus empresários e dirigentes políticos, ao poderem premiar a cultura portuguesa.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2019 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.