
Comunicado com a tomada de posição do Aposento do Barrete Verde, após não terem sido incluidos no cartel de homenagem a José Lupi, dia 7 de Maio em Alcochete.
"A Direcção do Aposento do Barrete Verde quer desde já felicitar o Engenheiro José Samuel Lupi pelo cumprimento do seu octogésimo aniversário.
Toda a gente reconhece que o Engenheiro tem, no Aposento, um lugar especial, não só pela forma como esta Casa sempre guardou alguns dos seus tempos de glória e infortúnio, sublinhados no primeiro museu de Alcochete num espaço nobre da sua sede, como pelo modo que o recebeu inúmeras vezes como Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta instituição.
A Direcção sabe ainda da franqueza que sempre norteou a resposta aos inúmeros pedidos que sucessivas direcções lhe endereçaram assim como da alegria e orgulho que a gente alcochetana sentia quando o via tourear na arena da sua praça de toiros e com a galhardia que levava às terras de Espanha o nome de Portugal.
Surpreendentemente, aquando do conhecimento público do cartel da corrida de aniversário, a Direcção do Aposento do Barrete Verde constatou a ausência do Grupo de Forcados desta Casa no mesmo.
A Direcção julgou tratar-se de um grande equívoco, dado que esta colectividade deveria, pelo que atrás referimos, participar de corpo inteiro no referido evento.
Após confirmação pela comissão organizadora que, de facto, o Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde não fazia parte desta homenagem, a Direcção viu-se obrigada consequentemente a tomar as seguintes atitudes:
- Desvincular-se de imediato de todas as iniciativas que esta comissão preparou ou venha a preparar, realçando a justeza da homenagem, mas não deixando de acentuar o modo sombrio como a mesma está a ser organizada.
- Não aceitar o donativo atribuído ao Aposento, indicado nos panfletos publicitários do evento acima referido.
Deste modo, e porque a Direcção do Aposento do Barrete Verde é neste momento o legítimo interprete do pensar dos seus associados, quer realçar ainda:
- A não inclusão do Grupo de Forcados é claramente uma falta de respeito pública e uma tentativa clara de denegrir a imagem do Aposento do Barrete Verde, para que este saia diminuído do seu claro estatuto do mais antigo e prestigiado defensor da Festa Taurina em Alcochete.
- O Aposento nunca poderá se fazer representar “amputado” publicamente do seu Grupo de Forcados e a sua Direcção não esquecerá o cumprimento dos estatutos que jurou defender o papel relevante do Grupo de Forcados no seio desta Casa.
“Por Alcochete”,
O Presidente da Direcção.
Alcochete, 2 de Maio de 2011."