Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

"Pobre Joselito !"

Lembrando Jose Gomez Ortega " El Gallo", 91 anos depois da sua morte em 16 de Mayo de 1920
16 de Maio de 2011 - 00:00h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1805

" Pobre Joselito ! " Este é o título de um pasodoble escrito e composto em honra de Joselito " El Gallo" chorando a sua morte. O seu nome completo era José Gómez Ortega e foi um grande e adorado toureiro Sevilhano, filho de outro grande toureiro Rafael Gómez Ortega" El Gallo ".

Nasceu em Sevilha em 8 de Maio de 1895 e tirou alternativa em 28 de Setembro de 1912 na Real Maestranza tendo como padrinho seu irmão Rafael " El Gallo ".

Toureou e triunfou en variadissimas praças e cidades, sendo famosa a rivalidade que manteve com Juan Belmonte, dividindo toda a aficion espanhola entre apoiantes de Belmonte (Belmontistas ) e de Joselito (Gallistas).

Consta que no ano de 1915 em Sevilha, depois de uma magnifica e magistral faena, lidando o toiro de nome " cantinero " foi presenteado pelo público com uma orelha, tendo começado desde então essa tradição.

Foi colhido mortalmente no dia 16 de Maio de 1920 em Talavera de la Reyna com uma forte e letal cornada do toiro " bailaor " da ganadaria Viuva Ortega, tendo falecido mesmo antes de chegar à enfermaria da praça, ficando esta praça ligada para sempre á sua morte e memória, da mesma maneira que a praça de Linares com a morte trágica de Manolete.

Adorado em Sevilha, consta que uma das cinco lágrimas da Virgem de Macarena terá sido derramada pela virgem chorando a sua morte.

Consta, em jeito de anedota de que quando faziam os preparativos para o funeral de Joselito " Gallo" propuzeram ao padre, levar o caixão no andor da virgem ao que este terá respondido:

- Isso é demasiado! Ainda se fosse o Belmonte , a coisa seria de outra maneira!

Está sepultado no cemitério de San Fernando em Sevilha.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.