A Universidade de San Diego no Sul da Califórnia nos Estados Unidos da América, foi fundada em Dezembro de 1949 por clérigos americanos com o propósito de proporcionar cultura, conhecimento, interpretando a liberdade académica, tendo em conta os princípios e valores ecuménicos da religião Católica Apostólica Romana.
Fundada por Madre Rosalie Clifton Hill e o Bispo Charles Francis Buddy, teve inicialmente uma doação da 4milhões de dólares da Congregação do Sagrado Coração de Maria para a construção de uma universidade para jovens do sexo feminino. As instalações construídas num lugar de especial beleza e de arquitectura hispânica neo-colonial, foram inicialmente apetrechadas com magnificas peças de mobiliário, candelabros de cristal e tapeçarias de alta qualidade e beleza, uma biblioteca, mantendo ainda hoje essas impressionantes características.
Consta de que Madre Rosalie, apontava o facto de que uma universidade deve pugnar pelos princípios de “beleza, verdade e bondade”, sendo a beleza aquela que verdadeiramente atrai as pessoas de uma forma geral.
Implantada num espaço de aproximadamente de 70 hectares, sendo a área de instalações de cerca de 20.000m2, instalações das várias academias, instalações administrativas, parque desportivo, refeitórios e residências estudantis, albergando uma comunidade estudantil de mais de 7.000 individuos e aproximadamente 800 professores e colaboradores da universidade nas várias áreas e funções.
A universidade possui seis faculdades distintas, Direito, Gestão e Administração, Artes e Ciências, Liderança Ensino e Ciências da Educação, Enfermagem e Ciências da Saúde e Estudos Humanísticos, podendo as propinas atingir anualmente, sem acomodações, cerca de 38.150 USD$ por ano. Com acomodações e alimentação poderá atingir aproximadamente mais 11.000 USD$, valores considerados para o ano lectivo de 2011 / 2012.
As suas instalações contemplam cortes de ténis, um estádio de basebol e futebol, campo de softball e vários pavilhões gimno-desportivos, sendo o nome de baptismo e marca desportiva da universidade “ Toreros”
È caso para dizer que em San Diego "fica caro ser torero!"
Fonte: USD, Califórnia, USA