Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Se conduzir não beba!

Alcool e condução, mistura fatal.
09 de Julho de 2011 - 12:42h Notícia por: - Fonte: - Visto: 5002
Se conduzir não beba!

Sabemos todos que o alcoolismo e a toxicodependência são um problema sério nas sociedades de todo o Mundo, tendo entre outras características, o facto de ser transversal a todas as classes sociais e extractos etários, grassando com facilidade ultimamente entre os jovens e adolescentes.

A condução sobre o efeito de estupefacientes e álcool, torna-se numa mistura mortal, resultando irremediavelmente em acidentes de consequências incalculáveis, causando muitas vezes na morte do próprio e de terceiros, não tendo este último contribuído para a fatalidade, apenas pelo facto de estar no local errado, à hora errada.

Ortega Cano, matador de toiros retirado, figura das décadas de setenta e oitenta, poderá vir a ser acusado pelos advogados da família do ex-emigrante Carlos Parra, falecido no mesmo acidente, de homicídio por negligência, condenação essa que poderá chegar a 4 anos de cadeia, assim como ficar inibido de carta de condução durante 4 a 6 anos.

Também pela prevaricação de segurança na estrada, poderá ainda ser condenado a 6 meses de prisão e 3 anos de inibição de condução, para além de uma indemnização em dinheiro paga á família da vítima que se recorda, deixa viúva e dois filhos menores.

Segundo a comunicação social espanhola, Ortega Cano, também ele ganadero, apresentava na altura do acidente uma taxa de 1,26 gramas, valor apurado numa amostra de sangue colhida logo após o acidente, a pedido das autoridades rodoviárias da Andaluzia, o que quase triplica a taxa máxima permitida de 0.5 gramas para conductores particulares. No caso dos conductores profissionais a taxa em Espanha, è de e 0.3 gramas. Em Portugal a taxa è de 0.5 gramas.

Em jeito de apelo, agora que chegam as férias de verão, para alguns com deslocações maiores que o habitual, sendo muitas as solicitações para o consumo de bebidas alcoólicas, è caso para reflectir e pensar neste exemplo que pode acontecer a qualquer um de nós, bastando uma vez, uma pequena distracção para o acidente possa acontecer.

Importa referir de que o ano de 2010 fechou com quase 1000 mortos em acidentes de viação e que se espera um aumento deste numero, uma vez que recentemente são contabilizadas as vítimas que morrem nos 30 dias seguintes, devido a esses mesmos acidentes, o que até há pouco não acontecia, contando apenas as vítimas que eram já encontradas sem vida no local do acidente.

Por isso se conduzir não beba! E boas férias!

 

Fonte: El Mundo / Andaluzia

 

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.