Catalunha, moratória não passa…
A moratória apresentada pelo Partido Popular ao“Parlament de Cataluña” que pretendia alargar a data, a partir da qual a Lei da proibição das corridas de toiros na Cataluña entrará em vigor (1 de Janeiro de 2012), foi vetada.
A votação teve lugar hoje dia 6, pelas 18 horas locais, sendo o resultado 113 votos contra e 20 votos a favor da moratória, tendo votado os partidos nacionalistas Catalães e o Partido Socialista da Catalunha contra a moratória apresentada pelo Partido Popular.
Esta moratória pretendia que o prazo da proibição, tivesse e iniciasse a sua vigência somente em 2015, pretendendo com isso evitar perdas económicas para o sector dos espectáculos taurinos e evitar possíveis indemnizações reclamadas pelos empresários do sector em tribunal, indemnizações essas que segundo alguns, podem atingir vários milhões de euros.
O argumento de alguns partidos nacionalistas e anti-taurinos de que a perda de actividade económica dessas praças, como a Monumental de Barcelona, não será verdadeiramente efectiva, uma vez que não encerrarão, funcionando em lugar dos espectáculos taurinos, Circos e outras actividades ainda por definir.
A Região Autonómica da Cataluña y Países Catalanes que segundo alguns nacionalistas engloba a Cataluña, parte do Levante, Baleares, parte da zona contígua ao “Euskadi” e ainda parte de França, mantém assim a lei aprovada o ano passado neste parlamento.
È de notar que em festas locais e populares na Catalunha “Los correbous” não serão proibidos, devendo-se manter a tradição desses lugares e populações, como por outro lado se deu o fenómeno de as corridas de toiros que se realizam em Barcelona terem sempre esgotado, havendo um substâncial aumento do público aficionado.
Fonte: El Mundo / Toros