BBC Alentejo, 5 milhões viram….
Ontem dia 5 de Julho, o canal “Odisseia”, retransmitiu o excelente documentário BBC Vida selvagem, intitulado “Criaturas do Sobral”.
Neste documentário, sobre o Alentejo e o“montado de sobro” e a vida selvagem nele existente, a intervenção humana e a sustentação e manutenção deste autêntico “eco-sistema”, è abordada a temática da preservação do sobreiro e a sua riqueza, a extracção da cortiça e sua importância económica, assim como a sustentabilidade destes montados como habitat de espécies de fauna e flora, raras e únicas em toda a Europa.
O facto de não serem utilizados pesticidas, a pureza do ar e da água, a absorção de milhões de toneladas de CO2 por parte de sobreiros e azinheiras, também estas parentes do “Quercus Suber”, fazem do Alentejo um autêntico património nacional e europeu.
Espécies como Coruja-das-torres, morcegos-peluche, cobra-de-anel, abelharucos, cegonhas negras, salamandras, águia calçada, rato-cabrera, grifos, abutres negros, raposas, corujas e linces, fazem parte dessa maravilhosa fauna abundante no sudoeste de Portugal e no “montado de sobro”.
Sabemos também que em toda esta temática de preservação, está incluida a manutenção do toiro bravo, verdadeiro contribuinte para este equilibrio ambiental e económico e consequentemente o aproveitamento deste património genético em termos económicos e ambientais, uma vez que o toiro contribui para a viablidade económica a sustentabilidade do montado.
Segundo a BBC, este documentário foi visto numa semana por 5 milhões de espectadores, fazendo sem dúvida uma promoção de Portugal em questões de preservação do ambiente e climáticas.
Agora que ao que parece o Aeroporto de Beja, dá os primeiros passos recebendo voos do Reino-Unido, por agora “charters”, poderemos finalmente acalentar a esperança de que o Alentejo se desenvolva finalmente e se torne naquilo que alguns já apelidaram de “A Camarga Portuguesa”.
Fonte: BBC vida Selvagem/ Criaturas do Sobral.