O Foreign & Comonwealth Office, o ministério dos assuntos exteriores britânico, no seu site oficial, avisa todos os turistas que pretendem visitar Espanha e participar nos festejos de San Firmin que se trata de uma actividade de alto risco e altamente perigosa, a tradicional “running with the bulls”.
Ao que parece, a estatística dos acidentes graves e de mortes, incide em grande parte sobre turistas Australianos, Americanos e Britânicos, sendo atribuído à falta de conhecimento da festa e dos toiros, a razão para estes acidentes.
Também lhes é dito que não devem mesclar divertimento e álcool e que devem consultar as apólices dos seus seguros de vida e viajem, antes de se exporem ao risco, uma vez que normalmente estes seguros não cobrem as actividades de alto risco.
À parte de outros conselhos úteis, as autoridades britânicas aconselham os seus cidadãos a terem cuidado com os habituais problemas de quem normalmente viaja para outro país, especialmente Espanha que com o seu magnifico clima e calor, secará certamente as gargantas dos Ingleses e não faltarão “bares” onde se vendam litros de cerveja.
No que respeita aos toiros, em jeito de anedota, diz-se em Espanha que esses acidentes ocorrem devido á atracção que os toiros andaluzes têm pela pele branca dos Britânicos.
Esperamos sinceramente que não ocorram acidentes mortais que é aquilo que todos desejamos para o bem da “Festa Brava” e dos “encierros” de Pamplona.
Fontes: “ El Mundo / Toros “ e “Foreign Office & Comonwealth travel advice”