Domingo, 12 de Julho de 2020
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Faleceu José Luís Coragem

Faleceu no dia 1 de Janeiro deste novo ano um dos mais valorosos forcados de todos os tempos, contava 83 Anos de idade.

03 de Janeiro de 2011 - 12:19h Notícia por: - Fonte: Divulgação Taurina - Visto: 1179
Faleceu José Luís Coragem

Faleceu no dia 1 de Janeiro deste novo ano um dos mais valorosos forcados de todos os tempos, José Luís Coragem, contava 83 Anos de idade. Nasceu a 27 Fevereiro de 1927, era natural de Alhandra tendo Coruche como sua terra adoptiva.

Zé Luís Coragem notabilizou-se como exímio executante da sorte de costas e de cadeira. Comandou esporadicamente uma formação em Coruche destacando-se depois como forcado profissional no grupo de Lisboa nos tempos de Matias Leiteiro, Adelino Carvalho e Carlos Patrício Alvares "Chobé", actuou também nos grupos de forcados profissionais da Moita de João Soeiro, Vale de Santarém de Edmundo de Oliveira e de V. F. Xira de José da Vila.

Chefiou o grupo de profissionais de Riachos de 1951 a 1963. Despediu-se das arenas a 22 Abril de 1973 em Coruche pegando o seu último toiro como forcado do grupo local. José Luís Coragem era neto e sobrinho dos famosos forcados do início do século XX, Luís e Germano Vintém.

Zé Luís era um homem humilde e de bom trato, durante a segunda metade dos anos 90 acompanhou com frequência o Grupo de Forcados Amadores de Coruche, apoiando o grupo e os jovens que iam despontando, por vezes dando como exemplo a sua vivencia e estoicismo, as historias da sua vida.

José Luís Coragem foi a sepultar em Coruche no domingo 2 de Janeiro 2011, deixando um legado importante na historia da Tauromaquia e da Forcadagem em especial e um vazio enorme com o seu desaparecimento, partiu um dos mais valorosos Forcados de todos os tempos.

(Foto: L. Figueiredo)

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2020 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.