Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Grande final do IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas no Campo Pequeno

Tiago Santos da Escola josé Falcão foi o grande triunfador
27 de Fevereiro de 2011 - 22:56h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1803
Grande final do IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas no Campo Pequeno

Realizou-se no dia 27 de Fevereiro na praça de toiros do Campo Pequeno a grande final do IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas. Uma iniciativa conjunta da empresa anfitriã com a Tertúlia "o Piriquita".

Perto da hora de almoço teve lugar uma aula prática de toureio de salão seguindo-se a apresentação da Academia de Toureio do Campo Pequeno que visa sobretudo a fomentação de novos jovens profissionais do toureio. Pretende esta escola que a médio longo prazo a Academia tenha uma actividade mais abrangente "Que a escola seja a fonte onde os possíveis Novilheiros, Matadores de toiros, Bandarilheiros inclusivamente Cavaleiros, que no futuro possam através do Campo Pequeno ter os seus princípios na sua formação no aspecto técnico, mas também que a Academia de Toureio seja a formação de novos aficionados", refere Rui Bento Vasquez.

Nesta fase inicial a Empresa do Campo Pequeno como promotora de espectáculos tauromáquicos tem a preocupação de dar continuidade ao futuro da festa, e os apoios são fundamentais. " O Ministério da Cultura na pessoa da senhora Ministra e do seu Secretário de Estado já deu o alto patrocínio do Ministério da Cultura para esta iniciativa. É um ponto de partida. Temos uma primeira possibilidade, a de solicitarmos à Associação Nacional de Toureiros e ao Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses de connosco fazerem uma participação. Estamos na expectativa que seja o primeiro apoio económico que possamos ter para lançar a primeira pedra prioritária e a contratação de profissionais para o início da escola" acrescenta ainda. A escola neste arranque tem como Maestro Professor principal o Matador de Toiros José luís Gonçalves.

Depois de almoço seguiu-se a cerimónia de entrega dos "Galardões do Campo Pequeno 2010" na arena da praça de toiros. Na categoria de Bandarilheiro Pedro Paulino foi o vencedor, a João Ribeiro foi atribuído o prémio melhor Peão de Brega , Manuel Dias gomes o melhor Novilheiro, João Salgueiro da Costa na categoria de Cavaleiro Praticante, a Vasco Pinto foi entregue o prémio de melhor forcado, Montemor como o melhor grupo, Engenheiro Luís Rocha como a melhor ganadaria, e fandango, de São Torcato como o melhor toiro, finalizando com o Galardão Prestigio atribuído a titulo póstumo ao cavaleiro José Mestre Baptista.

Finalmente vimos a apresentação de aula prática de toureio que contou com a participação dos alunos das várias escolas que mais se destacaram nas tentas de sexta-feira e sábado. A Escola de Madrid, Badajoz, Escola José Falcão, México(Aguascalientes), Fundação "El Juli", e  Peru (Lima) aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos até então nas respectivas escolas, demonstrando coragem e determinação frente a novilhos da ganadaria de São Torcato que saíram bonitos de apresentação. Jovens que alimentam o sonho de um dia serem figuras do toureio.

Nesta tarde saíram triunfadores Álvaro Montalvo da Escola de Madrid como melhor Toureiro de Capote, prémio oferecido pela Tertúlia "o Piriquita". A melhor faena foi para António Lomelin, que ganhou o prémio da empresa do Campo Pequeno, e Tiago Santos da escola José falcão de Vila Franca de Xira o grande Triunfador do IV Encontro, sendo-lhe atribuído o troféu Capote de Lide, pelo Real Clube Tauromáquico Português.

As entidades organizadoras estão de parabéns pelo êxito do evento. No entanto sugere-se que em iniciativas futuras se cumpram minimamente os horários anunciados.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.