O cavaleiro praticante João Pamplona (filho) sofreu uma queda enquanto efectuava um treino com vacas no tentadero da Quinta do Malhinha, propriedade da família.
Na tarde de Domingo e enquanto montava o "Fandi" (uma das novas montadas que se encontrava a preparar), o cavalo escorregou fazendo com que o cavaleiro caísse e, ao ficar preso por um estribo, fosse arrastado a galope.
Igualmente a treinar nessa tarde estava o cavaleiro de alternativa e irmão Tiago Pamplona que conseguiu agarrar o "Fandi" após o sucedido. No entanto seria nesse momento que o susto aumentava, uma vez que com a confusão de movimentos, o cavalo pisou João Pamplona com os posteriores e anteriores.
Segundo a família "foram uns momentos muito complicados porque ele foi muito massacrado, sofreu várias escoriações no corpo e deslocou um ombro que lhe afectou os músculos do braço direito." Adiantaram ainda que neste momento já se encontra a recuperar e apesar de muito dorido, a sua garra característica vai de certeza ajudar a que a recuperação seja rápida.
Exemplo dessa vontade foi o facto do cavaleiro, enquanto aguardava a ambulância, mostrar grande preocupação em relação à sua participação no Festival Taurino do Posto Santo que se realizará no dia 30 de Abril.
Ao João Pamplona ficam os desejos de boas e rápidas melhoras.