Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

José Cubero “Yiyo”

Um quarto de Século sem este Matador

 

23 de Setembro de 2010 - 21:41h Notícia por: - Fonte: - Visto: 2242
José Cubero “Yiyo”

Um quarto de Século sem este Matador

No passado dia 30 de Agosto, assinalou-se a morte deste jovem Matador de Toiros, o qual sofreu uma grave e mortal cornada na Praça de Toiros de Colmenar Viejo, acontecimento trágico para a Festa de Toiros que ocorreu no Dia 30 de Agosto de 1985, sendo colhido pelo Toiro “Burlero”, o qual lhe infligiu uma cornada através da axila e partindo o coração em dois.

Considerado por muitos como “Príncipe do Toureio”, morreu numa altura em que estava atravessando um bom momento da sua jovem carreira, deixando a marca do seu toureio clássico, puro e alegre, tal como era Ele como pessoa. Foi uma curta mas intensa carreira de Matador.

 Vinte e cinco anos depois, mantêm-se viva a recordação deste toureiro, quis igualmente seguir as pisadas dos seus irmãos Juan e Miguel Cubero, também estes toureiros mas na classe de bandarilheiros.

 Matou o seu primeiro bezerro com a idade de onze anos, no Município Valenciano de Tavemes de la Valldigna, aos dezasseis fez o seu debute (estreia) numa novilhada com picadores, evento que teve lugar a 2 de Março de 1980, na Praça de Toiros de San Sebastián de los Reyes, e dois meses depois fez a sua apresentação na Monumental Praça de Toiros de “Las Ventas” em Madrid, ainda como novilheiro participou numa edição do “Zapato de Oro” de Arnedo, troféu que conquista. Toureia 56 novilhadas e corta 95 orelhas.

 No ano da sua tomada de alternativa participa em vinte e três novilhadas , sendo a primeira destas a 14 de Maio em Madrid, abrindo nessa tarde a porta grande, tomou a alternativa de Matador de Toiros aos dezassete anos, a 30 de Junho na Praça de Toiros de Burgos, tendo como seu padrinho Angel Teruel e como testemunha José Maria Manzanares (pai), fazendo nessa temporada um total de 25 corridas de toiros e o corte de 21 orelhas.

 A  partir daí passou a integrar os cartéis das mais importantes Feiras de Norte a Sul de Espanha, consolidando-se como Figura.

 A confirmação de alternativa tem lugar a 27 de Maio de 1982, na Monumental Praça de Toiros de “Las Ventas”, tendo como padrinho José Maria Manzanares e como testemunha Emilio Munõz, ainda actuou mais duas tardes em Madrid, sem sorte. Acaba a temporada com 36 novilhadas e o corte de 43 orelhas. O ano mais importante na sua curta carreira de matador foi no ano de 1983, onde Madrid o consagra como Figura, tendo feito seis “Paseíllos” , cortando seis orelhas no total.  O salto na sua carreira ocorreu na tarde em que substituiu o Matador Roberto Domínguez, cortando uma orelha de muito peso, lidando e estoqueando um toiro sobrero da Ganadaria de António Ordoñez, a 1 de Junho sai em ombros na corrida em que entrou para substituir José Maria Manzanares. Na Corrida de Beneficência voltou a passar pela porta grande, tendo deste feita cortado só uma orelha. Abrem-se todas as portas das grandes feiras, causando sensação em todas as praças em que actua, conseguindo muitos triunfos. Terminou a temporada com 59 corridas e 80 orelhas. Durante o defeso em Espanha, faz a temporada na América Latina, onde faz uma excelente campanha.

Vêm a Temporada da Consolidação da sua carreira em 1984, começa então uma série de êxitos a partir do mês de Julho com actuações de destaque em Albacete, Valladollid, Santander, Dax, Mont de Marsan, Pamplona e Zaragoza. Na praça de toiros de Pozoblanco, teve de estoquear o toiro “Avispado” da Ganadaria de Saylero y Brandés, que colheu com gravidade e vindo a dar origem à morte do Matador Francisco Rivera “Paquirri”, tarde na qual além destes dois matadores também participou Vicente Ruiz “El Soro”, hoje já afastado das arenas em virtude de uma cornada sofrida.  Terminou a temporada com um total de 65 corridas e o corte de 73 orelhas.

No ano que ficou e ficará na memória de todos os aficionados e em especial dos seus familiares, José Cubero “Yiyo” participou em quatro corridas em Madrid, Triunfa em Granada, Alicante, Pamplona e Dax. A 30 de Agosto faz a sua última corrida, sendo a 49ª. dessa temporada, corrida em que substitui Curro Romero e divide o cartel com Antonio Chenel “Antoñete” e José Luis Palomares. O sexto toiro da tarde de nome “Burlero” da Ganadaria de D. Carlos Núñez, colheu-o mortalmente.

José Cubero “Yiyo” foi e é uma referência na Escola Taurina de Madrid, pois foi um jovem que muito fez por esta escola em conjunto com o fundador da mesma Enrique Martín Arranz, que foram os responsáveis pelo lugar que ocupa actualmente esta Escola, pela mesma passou Juan Cubero seu irmão (que nas últimas três temporadas acompanhou “Yiyo”), onde aprendeu e aperfeiçoou o seu toureio em conjunto com Lúcio Sandin e Julián Maestro.

O responsável pelas aulas teóricas era e é Manuel Molinero, as aulas práticas estavam sob a responsabilidade de Enrique Martín Arranz e José de la Cal. Nessa época eram alunos desta Escola toureiros como Carlos Ávila, Luis Miguel Villalpando, Vicente Yesteras, Fernando Galindo, Juan de los Reyes, “El Boni” (que foi bandarilheiro de Manuel Rodríguez Sánchez “Manolete”).  

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.