George Bizet, músico e compositor francês nascido em Paris em 1838, compôs a Ópera Carmen no ano de 1875, sendo até aos dias de hoje, uma das peças líricas mais representadas de todo o Mundo.
Bizet não viveria o suficiente para ver o seu grande sucesso reconhecido com a Ópera Carmen, pois faleceria aos 36 anos com um ataque cardíaco.
Grande pianista, executante perfeccionista e compositor distinto, recebeu vários prémios pelos seus trabalhos e elogios de todos os quadrantes e de grandes figuras como Liszt, Ofenbach e Guiseppe Verdi.
" Les pêcheurs de perles " è outra das sua grandes composições e a sua segunda obra mais conhecida de sempre.
A Ópera Carmen, " master piece " deste compositor, fala-nos de uma história romântica e de ciúme, entre um cabo-da-guarda D. José , uma bela cigana de nome Carmen, operária " gitana " de uma fábrica de " tabaco " e um grande toureiro de nome Escamillo.
Escamillo teria sido " enfeitiçado " por Carmen que com os seus dotes femininos e a sua dança encantadora, leva Escamillo a ser seu amante e protector.
No final D. José, despeitado, entretanto desertor da guarda, dedicado ao contrabando ilegal, perdido de amor e ciúme, mata Carmen com uma navalhada no ventre, quando esta entrava na praça de toiros de Sevilha para ver tourear o seu ídolo " El toureador Escamillo ".
Tendo Sevilha como cenário, trata-se de uma magnifica obra musical que perdurará para sempre, no nosso e em todos os tempos.