Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

MATADORES DE TOIROS DE HUELVA

Matadores nascidos na Cidade de Huelva

10 de Novembro de 2010 - 18:38h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1684
MATADORES DE TOIROS DE HUELVA

Matadores nascidos na Cidade de Huelva

Matadores nascidos na Cidade de Huelva. Nesta nossa nova página vamos aqui dar-lhe a conhecer alguns dos Matadores que nasceram na Cidade de Huelva, ou nos seus arredores, mas que ali se fizeram toureiros.

Huelva é uma Cidade da Província da Andalucia, de cujo porto marítimo, saiu um dia Cristóvão Colombo com a sua esquadra de navios e marinheiros a caminho da América.

Em Agosto tem lugar em Huelva a célebre “Feria de las Colombinas”, Feira Taurina com grandes cartéis sempre montados, os quais são um actrativo para os muitos aficionados de todo o Planeta Taurino.

Depois de termos apresentado a biografia do Matador de Toiros Miguel Baez Espuny “Litri” no mês em que comemorou 60 anos de alternativa e 80 anos de vida, hoje vamos aqui evocar outra Figura do Toureio da Cidade de Huelva.

Mas não queremos com isto dizer que todos tenham nascido nesta bonita Cidade Espanhola. Alguns cresceram na mesma, outros lá se fizeram toureiros, pelo que poderemos dizer Matadores de Toiros de Huelva, e passaram ser conhecidos como Toureiros Onubenses.

Hoje vamos aqui apresentar a Biografia do Matador de Toiros Miguel Báez Quintero (Litri)

Miguel Báez Quintero “Litri”, nasceu a 15 de Maio de 1869, era filho do modesto toureiro com o mesmo nome o qual tinha o apodo de  “El Mequi”. Depois de vários anos de Novilheiro, tomou a alternativa de matador em Sevilha a 30 de Setembro de 1893, tendo como padrinho Francisco Bonar “Bonarillo” que lhe cede a morte de toiro “Tesorero” de don Antonio Halcón, e confirma a alternativa em Madrid a 28 de Outubro de 1894, tendo então como padrinho Rafael Guerra “Guerrita” e como testemunha “Lagartijillo” lidando o toiro  “Sentimientos” do Duque de Veragua.  

A última corrida que toureou na sua cidade natal, teve lugar a 6 de Setembro de1911, alternando com Castor J. Ibarra “Cocherito de Bilbao” e Francisco Martín Vázquez e lidaram-se toiros a Ganadaria do  Marqués de los Castellones.

 Foi pai dos matadores de toiros Manuel Báez Gómez e Miguel Báez Espuny e avô de Miguel Báez Spínola, todos eles com o apodo de “Litri.”

 Faleceu a 14 de Janeiro de 1932 na Cidade de Huelva.

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.