Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Orson Welles, actor, cineasta e aficionado!

Artigo de José Ferreira lembrando o actor, cineasta e aficionado Orson Welles.

05 de Novembro de 2010 - 07:50h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1129
Orson Welles, actor, cineasta e aficionado!

Gerge Orson Welles, nasceu no estado do Wisconsin nos EUA em 1915.

Tendo ficado órfão de mãe aos nove anos de idade, cedo se interessou pelo teatro e pela pintura, tendo abandonado os estudos precocemente. Tornou-se mais tarde actor, realizador e argumentista e uma autêntica celebridade de Hollywood.

As suas obras mais conhecidas, são sem dúvida a produção radiofónica " A Guerra dos Mundos " e os filmes " Citizen Kane " e " A Dama de Xangai ", " Don Quixote ", entre outras.

De entre as suas muitas viagens e estadias prolongadas em vários países, destaca-se a sua paixão por Espãnha e pela cultura espanhola, sendo visto regularmente nas várias prças de toiros, assistindo ás corridas, assim como nas feiras de Jerez, Sevilha e Madrid.

Amigo e admirador de muitos toureiros como Andrés Vasquez, António Ordoñez, Júlio Aparício e muitas outras grandes figuras da época, a sua entrega e identificação com a cultura taurina, era de tal forma que muitas vezes era confundido com um picador da quadrilha de uma qualquer grande figura.

Questionado várias vezes se gostaria de ter sido toureiro, respondeu que sim , acrescentando " no estoy seguro de por qué ! "

Amigo muito chegado de António Ordoñez, uma das vezes que visitava a sua " Finca ", olhando para o interior de um poço, disse-lhe que gostaria que as suas cinzas fossem depositadas nesse mesmo poço e ao questionarem-lhe porquê, respondeu:

" Um homem não pertence ao lugar onde nasceu, mas sim ao lugar que escolheu para morrer "

Faleceu em 10 de Outubro de 1985 em Hollywood de ataque cardíaco e as sua cinzas estão depositadas na herdade " El Recreo " propriedade da família Ordoñez.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.