Englobado na VII Festa de Campo, da Lezíria e do Cavalo, a Centenária Praça de Toiros Palha Blanco abrirá as suas portas no próximo dia 2 de Maio pelas 16:30 horas para a realização de uma corrida de toiros à portuguesa, que servirá igualmente para iniciar as comemorações oficiais do 35º Aniversário da ABEI - Associação do Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira.
A ABEI que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, criada em Maio de 1975 por um grupo de Pais e Cidadãos, sensíveis e vocacionados para a prevenção e resolução de problemas associados à infância, e entendeu iniciar as comemorações do seu 35º Aniversário com este acto prestigiando assim a Tauromaquia e defendendo os valores culturais do concelho onde está inserida.
Após o extraordinário sucesso de um Toiro da ganadaria Vale Sorraia na Feira de Outubro de 2008, a Tauroleve tem a honra de apresentar um curro completo desta divisa histórica por ser das raras ganadarias que é composta por reses de casta portuguesa, provenientes de Norberto Pedroso, Branco Teixeira e Palha Blanco. Um curro com trapio e de apresentação singular que marcará sem dúvida o arranque da temporada.
Para estar por diante dos Sorraias, a Tauroleve apostou numa terna de cavaleiros jovens. Paulo Jorge Santos, João Ribeiro Telles Jr. e João Salgueiro da Costa, compõem a terna desta tarde, que se quer de competição máxima entre três jovens que cimentam o mais alto patamar da nossa tauromaquia.
Paulo Jorge Santos tem baseado a sua carreira de forma quase exclusiva no país vizinho. Com o número de actuações a rondar as trinta corridas, tem alternado e triunfado ao lado dos mais destacados rejoneadores da actualidade, entre os quais Pablo Hermozo de Mendoza. No ano passado destacou-se na Praça de Toiros do Campo Pequeno com uma lide de requinte. Cavaleiro radicado em Vila Franca de Xira tem nesta tarde de regresso às arenas portuguesas, uma oportunidade extraordinária de evidenciar as suas qualidades.
João Ribeiro Telles Jr. foi um dos grandes destaques da temporada 2009. A sua irreverência e contágio para com o público têm sido uma das referências de maior destaque na nossa tauromaquia. Na passada Feira de Outubro em Vila Franca construiu uma faena fabulosa, colocando o seu cavalo Gabarito na lista dos cavalos que podem entrar para a história. Entendeu a empresa que a sua presença se deveria repetir na primeira oportunidade e assim se conta com o "Ginja" para mais uma tarde que se acredita de grande sucesso.
João Salgueiro da Costa é um cavaleiro de dinastia que impõe de forma vincada a sua personalidade toureira. Possuidor de sensibilidade toureira herdada de grandes mestres, Salgueiro da Costa foi sem dúvida autor de ferros que marcaram a temporada passada. No caminho para a alternativa esta é sem duvida uma das tardes em que a competição implicará uma enorme vontade pelo triunfo.
No capítulo da forcadagem, as pegas estarão a cargo dos amadores de Vila Franca e de Alcochete. Dois grupos de enormes valias e com pergaminhos na nossa tauromaquia e que tarde após tarde buscam o triunfo na arte de bem pegar toiros.
Contudo a vertente taurina não ficará pela realização da corrida de dia 2. A empresa Tauroleve anuncia ainda que será realizado na Praça de Toiros Palha Blanco o desenjaulamento público dos toiros da ganadaria de Vale Sorraia no dia 1 de Maio pelas 22 horas. Um espectáculo único com o intuito que todos os aficionados possam confirmar a imponência dos toiros a lidar no dia seguinte.