Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Debate sobre a corrida à portuguesa encheu o Salão Nobre do Campo Pequeno

A segunda conferência do ciclo promovido pelo Campo Pequeno, subordinada ao tema “A Corrida À Portuguesa” encheu quinta-feira à noite o Salão Nobre da Monumental lisboeta...

15 de Março de 2010 - 08:45h Notícia por: - Fonte: Paulo Pereira - Relações Públicas e Comunicação SRUCP - Visto: 1204
Debate sobre a corrida à portuguesa encheu o Salão Nobre do Campo Pequeno

A segunda conferência do ciclo promovido pelo Campo Pequeno, subordinada ao tema “A Corrida À Portuguesa” encheu quinta-feira à noite o Salão Nobre da Monumental lisboeta.

Os cavaleiros Luís Miguel da Veiga e Rui Salvador e os forcados João Nunes Patinhas e Vasco Dotti animaram esta conferência, que teve dois sub-temas: “Toureio a cavalo à portuguesa: Arte em extinção” e “Ser focado: Uma filosofia de vida” 

Em franco e animado diálogo com a assistência, Luís Miguel da Veiga e Rui Salvador compararam várias épocas do toureio a cavalo em Portugal e Espanha, a evolução do toiro de lide e o ensino do cavalo de toureio ao longo do último século.

 No capítulo da pegas, João Patinhas e Vasco Dotti abordaram a evolução desta arte ao longo do século XX, o contributo dos forcados amadores para essa evolução, a sua expansão além fronteiras e sublinharam a capacidade de liderança como a principal característica de um cabo de forcados.

 Tema comum à evolução tanto do toureio a cavalo como da pega, foi a própria evolução genética do toiro, tendo os quatro conferencistas considerado que o toiro de lide da actualidade ganhou em bravura, mas perdeu em acometividade e que essa alteração condiciona a realização de ambas formas de expressão artística.

 A próxima conferência decorrerá no dia 25 de Março, tendo como tema a corrida integral e a participação do matador de toiros Mário Coelho, do novilheiro Manuel Dias Gomes sob a moderação do historiador e aficionado José Henriques.

(Foto: Emilio)

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.