Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

"Maestro" Mário Coelho!

Mais um belissimo texto do aficionado José Ferreira, hoje dedicado ao Maestro Mário Coelho.

21 de Julho de 2010 - 08:21h Notícia por: - Fonte: - Visto: 2238

Mário Coelho foi concerteza uma das maiores figuras do toreio em Portugal.

Nascido em Vila Franca de Xira, tirou alternativa como " Bandarilheiro " em 13 de Setembro de 1958 e o "doutoramento" na Praça de Badajoz em 25 de Julho de 1967, toureou em variadissimas praças portuguesas e estrangeiras desde Espanha á California com figuras como Antonio Ordoñez, Paquirri, Antoñete, Domingín e muitos outros.

Ostentando em Espanha o título do "Melhor Bandarilheiro do Mundo" e chegando a actuar mais de 90 vezes em corridas numa só temporada, fez sucesso na quadrilha de Andrés Vasquez que a ele se referia como " el mejor de siempre".

No seu livro " Da Prata ao Ouro " , Mário Coelho, narra-nos maravilhosas e deliciosas historias da sua vida dedicada á festa dos touros.

Desde a história do famoso " Fato do Picasso ", passando pelas viagens acompanhando Ernest Hemingway, até aos passeios a pé com Ava Gardner junto á Castellana em Madrid, conta-nos também como conheceu Don Pablo Ruiz Picasso, Orson Wells, Capucine e outras figuras proeminentes da cultura , espectáculo e do Mundo.

O grande crítico tauromáqico Leopoldo Nunes, em 1965 no " Século Ilustrado " , escrevia a propósito de Mario Coelho:

" Toda a imprensa espanhola o assinala pelos seus constantes êxitos, como o melhor bandarilheiro e peão de brega da actualidade e de todo o mundo tauromáquico.

A sua arte de bandarilhar é tão grande e expressiva que o público pede que vá aos tércios e aos médios para agradecer as ovações.

Na brega , a sua figura impõe-se desde o primeiro momento até ao final da corrida, como peão de invulgar categoria. Nos cartazes - o que constitui raridade - já o seu retrato aparece como elemento de atracção . O toureio não tem para ele segredos . Anda na arena, com a naturalidade de um dominador sempre colocado no lugar próprio, atento,seguro,eficaz e brilhante, em qualquer lance oportuno como nenhum quando é preciso com um quite, salvar a vida a um colega.A sua arte é tão grande como o seu valor o que muito apraz aos seus admiradores e honra o País onde nasceu ."

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.