Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Noite de Glória para os Forcados

Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde

06 de Julho de 2010 - 19:42h Notícia por: - Fonte: - Visto: 2179
Noite de Glória para os Forcados

GRUPO DE FORCADOS AMADORES DO APOSENTO DO BARRETE VERDE DE ALCOCHETE

 Fundado em 9 Agosto de 1965, teve como cabo fundador o Sr. José Luis Rei, e seguiram-se como cabos do grupo os Srs. Antonio Luis Penetra de 1967 a 1981, Luis Cebola de 1981 a 1993, Joaquim José Penetra de 1993 a 1995, Luis Miguel Cebola de 1995 a 2005, e actualmente o cabo é João Miguel Pinto Salvação.

 Fez a sua estreia a 9 de Agosto desse mesmo ano de 1965, na Praça de Alcochete, pegando toiros da Ganadaria do Dr. António Maria Henriques da Silva, sediada no Monte da Ferra no Biscaínho (Coruche).

 O Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde, conta no seu palmarés várias presenças nas principais feiras taurinas do nosso país e principais corridas como por exemplo: corrida da TV, Rádio Renascença, TVI, Nova Gente, Lux, Correio da Manhã, Sporting Clube de Portugal, etc. Conta também com um vasto número de troféus conquistados ao longo de várias Temporadas entre os quais se destaca o premio da "Imprensa" atribuído pela Casa da Imprensa em 1968 seguindo-se o troféu "Grupo do ano 2004" atribuído pelo Jornal "O Farpas”, melhor grupo do ano 2004 atribuído pela Revista "Campo & Arena", a qual já saiu de circulação, no mesmo ano de 2004, um forcado do grupo foi considerado o "Forcado do ano" premio atribuído pelo Jornal "O Farpas", troféu melhor pega nas São Joaninas em 2000 e 2004, melhor pega nas Corridas TVI de 2004 e 2005 e muitos outros conquistados nas principais feiras taurinas em Portugal, Espanha e França.

 A simpática e acolhedora Vila de Alcochete, terra de Salineiros e Forcados, recebeu no passado Sábado, 03 de Julho, a 1ª. Corrida de Toiros do Município local, cujo cartel foi constituído pelos Cavaleiros Vítor Ribeiro, Sónia Matias (10 anos de Alternativa) e Gilberto Filipe, com toiros das Ganadarias de Rio Frio (antes Sociedade Agrícola de Rio Frio, então propriedade das Senhoras Maria da Graça Lupi e Teresa Marta Lupi, com Antiguidade de 1957, sediada na Herdade da Barroca D´Alva, e a divisa verde e amarelo, e do Engº. José Samuel Lupi, com Antiguidade de 28 de Setembro de 1947, e divisa azul, celeste e ouro e sediada na Herdade da Amieira, Rio Frio, Montijo, esta ganadaria foi comprada em 1968, pela Sociedade Agrícola de Rio Frio, passando em 1974 para o nome do actual proprietário.

 Nesta Corrida o nosso destaque vai para o grupo Aniversariante, que teve uma noite maravilhosa, já que executaram as seis pegas à primeira tentativa. Vimos um Aposento do Barrete Verde em noite de comemoração do seu 45º. Aniversário, executar seis rijas, duras e emotivas pegas, com o destaque maior a recair na pega executada ao terceiro toiro pelo cabo João Salvação, que aguentou fortes derrotes, a maior parte deles junto às tábuas e sozinho na cara do toiro. Foi sem dúvida a pega da noite, e como se diz em termos taurinos um pegão. destacamos igualmente a pega ao primeiro toiro da noite a cargo do jovem forcado Diogo Timóteo.

Não fazemos referência aos outros jovens que pegaram, porque não ter sido possível saber os respectivos nomes, pois embora houvesse um microfone da praça de toiros os nomes dos forcados nunca foram anunciados.

 Os cavaleiros estiveram em noite de inspiração, dando o seu melhor, de forma a chegarem com agrado às bancadas, que registaram cerca de três quartos da sua lotação.

 Os toiros lidados, apresentaram pesos na ordem dos 475 e 550 quilos, tinham os quatro anos feitos, estavam todos bem apresentados, eram de pelagem negra, e cumpriram na generalidade, com excepção feita ao primeiro, (terceiro da ordem),  do cavaleiro Gilberto Filipe que cedo procurou as tábuas e o segundo do cavaleiro Vítor Ribeiro (quarto da ordem), que na ferragem dos compridos se atravessava com violência.

 Vimos por vezes alguns Bandarilheiros dar uns passes a mais a certos toiros, sem que se justificasse.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.