Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Revista Novo Burladero - N.º 254 - Janeiro de 2010

Neste início do novo ano, lançamos a primeira de quatro ESPECIAIS onde dissecamos a temporada de 2009. Em vez de acumularmos toda essa...

06 de Janeiro de 2010 - 22:46h Notícia por: - Fonte: Revista Novo Burladero - Visto: 1442
Revista Novo Burladero - N.º 254 - Janeiro de 2010

Deixamos algumas palavras que João Queiroz publica no site da Revista em resumo da esdição deste mês:

"Neste início do novo ano, lançamos a primeira de quatro ESPECIAIS onde dissecamos a temporada de 2009. Em vez de acumularmos toda essa informação no nosso número de Aniversário, como é costume fazermos em Abril, decidimos dividi-la em quatro temas – GANADARIAS, TOUREIO A CAVALO, FORCADOS e TOUREIO A PÉ.

Neste N.º 254 da NB, abrimos com o ESPECIAL GANADARIAS, edição onde entrevistamos João Santos Andrade, presidente da A.P.C.T.L. sobre o momento que a ganadaria brava atravessa em Portugal e as perspectivas para a próxima temporada; e o ganadero Joaquim Grave sobre o ressurgir dos “murteiras”, depois de ter substituído, há sete anos, o seu pai na orientação da ganadaria.

Destaque também para os números ganaderos de 2009: Quem lidou em Portugal, quem lidou no estrangeiro, o Quadro de Honra onde surgem os toiros destacados da temporada, os concursos de ganadarias e os gráficos do movimento ganadero em Portugal nos últimos anos.

Mas a edição de Janeiro da NB não se limita ao tema ganadero: Os realces de capa incluem a Temporada de A a Z e o Lugar aos Novos com o amador João Maria Branco. Depois, Carlos Martins traz-nos as mais recentes notícias da temporada americana; Joaquin Terruela é o pintor escolhido por Vítor Escudero para a Taurocultura; David Leandro comenta na sua Tertúlia NB as barbaridades que os anti-taurinos vomitam à porta das praças de touros; Em À Boca do Burladero, Catarina Bexiga aborda o tema “Em redor do toiro…”: na página de Antologia repescámos um excelente texto de Ruy de Andrade sobre “Toureio Português”; na sua Da Barreira… Carlos Martins acredita no “ressurgir do toureio a cavalo”; Recordamos o “Zeus”, magnífico cavalo toureiro de José Luís Cochicho, falecido no início de Dezembro; José Canário é o campino escolhido por Sérgio Perilhão para Figuras do Campo Ribatejano; nas suas Recordações a Preto e Branco, Zuzarte fala-nos da “Associação Veirense de Aficionados ao Toiro e ao Cavalo”; ABC da Tauromaquia é uma novidade que Catarina Bexiga trás aos aficionados; as Efemérides de Janeiro de Tiago Fadigas; e no ressurgido Cartaz de Toiros os primeiros cartéis do ano.

Por último, oferecemos um bonito Calendário Taurino 2010, com magníficos apuntes de López Canito. Por ano para todos!"

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.