Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

" La tenta fatal! "

Artigo de José Ferreira recordando a memória de António Bienvenida.

22 de Dezembro de 2010 - 09:49h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1614

António Mejías Rapela, mais conhecido por António Bienvenida, nasceu em Caracas na Venezuela no ano de 1922.

Seu pai, também ele toureiro " estremeño ", natural da localidade de Bienvenida na provincia de Badajoz, foi conhecido pelo " apodo " de " El Papa Negro ", iniciando assim uma autêntica disnatia de toureiros. Seus irmãos Manuel, " Pepote ", Rafael, Juanito e Angel Luis, foram também eles toureiros, todavia não atingindo a projecção de António.

Tendo triunfado como novilheiro em Madrid, tirou alternativa na praça de toiros em " Las Ventas " no ano de 1942, sendo seu padrinho, seu irmão " Pepote ".
Foi " corneado " por um toiro nesse mesmo ano em Barcelona, sendo esta talvez a sua mais perigosa cornada de toda a sua carreira.

Foi um triunfador e toureiro de moda, algumas vezes polémico, recebeu valorosos elogios da critica em geral.

Em 1957 lida seis toros de Galache em Las Ventas, a favor do " Sindicato e Grémio dos Toureiros " e, e noutra corrida de beneficência, a favor das vitimas das cheias em Valência, é colhido partindo uma perna, sendo ainda colhido e ferido gravemente no " pescoço ", nesse mesmo ano, por um toiro da ganadaria Sanchéz Cobaleda. Em 1948, foi derrubado por um toiro, tendo escapado aparatosamente salvando-se a si próprio, efectuando um " quite " no proprio solo.

Foi padrinho de alternativa de Manuel Benítez " El Cordobéz " no ano de 1963 e do toureiro mexicano Curro Rivera, tendo-se retirado uma primeira vez em 1966 e defenitivamente em 1974.
Estoqueou 1638 toiros e actuou em mais de 800 corridas e novilhadas.

No dia 4 de Outubro de 1975, depois de assistir a uma missa em memória de seu pai, numa localidade ao Norte de Madrid, deslocou-se para participar numa tenta na " Finca " da " ganadera " Amélia Pérez-Tabernero perto de " El Escorial.

Durante a tenta,uma das vacas que tinha sido lidada e enviada para o campo a galope, voltou paa a praça de tentas repentinamente, " volteando " aparatosamente António Bienvenida que viria a falecer alguns dias depois.

Os seus companheiros, Paquirri, Curro Romero, Angel Peralta, Paco Camino e Palomo Linares levaram a sua urna em ombros em " Las Ventas " como homenagem ao seu falecido companheiro e grande toureiro.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.