
José Falcão, matador de toiros natural de Povos, Vila Franca de Xira morreu na "Plaza de Toros de Barcelona", vitima de uma colhida mortal perpretada pelo toiro " Cuchanero " com 506 Kg da ganadaria de Alípio Pérez-Tabernero, no dia 11 de Agosto de 1974.
"José Falcón" como os espanhóis lhe chamavam, tirou alternativa em Badajoz em 23 de Junho de 1968, sendo seu padrinho de alternativa Paco Camino e como " testigo" outro " mito " das arenas Francisco Rivera mais conhecido por "Paquirri".
Depois de se afirmar em Espanha, perante tão conhecedora e exigente "aficcion", José Falcão toureou no México, Portugal, Venezuela, mostrando ser um verdadeiro " eleito " da festa com faenas espectaculares, levando ao rubro o público das praças de toiros.
Teria sido, não fora o infortunio, uma das maiores figuras de sempre do toureio em Portugal e demais países onde a "Fiesta de Toros" é apreciada.
Hoje, na sua terra natal a Escola de Toureio com o seu nome, contribui para o aparecimento de novos toureiros e lembra a todos os aficionados e cidadãos de Vila Franca de Xira, a grande figura que foi este seu filho e que honra a terra e o país onde nasceu.
José Falcão, "respecto a los vivos y honra a los muertos!"