Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Exposição sobre história da Tauromaquia na Moita

No dia 10 de Setembro, às 21:45h, a Câmara Municipal da Moita irá inaugurar a exposição temporária "Dos Cultos Táuricos à Festa de Touros/A Tauromaquia na Moita (Séculos XVIII-XX)"...
03 de Setembro de 2009 - 20:12h Notícia por: - Fonte: Câmara Municipal da Moita - Visto: 1764
Exposição sobre história da Tauromaquia na Moita No dia 10 de Setembro, às 21:45h, a Câmara Municipal da Moita irá inaugurar a exposição temporária "Dos Cultos Táuricos à Festa de Touros/A Tauromaquia na Moita (Séculos XVIII-XX)", nos nºs 1 e 3 da Rua Dr. Silva Evaristo, na Moita (próximo do Banco Santander Totta), que pretende, acima de tudo, dar a conhecer e valorizar as festas de touros na Moita, enquanto património cultural e identitário da vila. A anteceder esta inauguração, pelas 21:15h, vai ser exibido, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, o filme da inauguração da Praça de Toiros Daniel do Nascimento, em 1950, adquirido à Cinemateca Nacional.

Esta mostra conduz o visitante na uma longa viagem que se inicia com as pinturas rupestres de Lascaux e mostra a importância que o touro assumiu na vida do homem e a sua integração na esfera do sagrado, quer nas sociedades neolíticas de Çatal Huyuk, quer nos diferentes ambientes históricos da Mesopotâmia, Egipto, Creta ou Roma. Segue, depois, pelas primeiras formas de expressão de toureio a nível nacional e sua evolução e culmina na história da tauromaquia da actual vila da Moita que ostenta o título de maior e melhor feira taurina do País.

Esta é uma oportunidade para revisitar a história da construção das praças de touros da Moita, Curro dos Malvados, Praça da Caldeira e Praça de Touros Daniel do Nascimento; dos primeiros grupos de forcados da Moita, capitaneados pelos célebres João Marujo e João Soeiro; dos Amadores da Moita e do Aposento da Moita; dos matadores de touros, novilheiros, bandarilheiros, escolas de toureio e cavaleiros; das antigas entradas de touros e das famosas largadas na Av. Dr. Teófilo Braga.
A exposição "Dos Cultos Táuricos à Festa de Touros. A Tauromaquia na Moita (Séculos XVIII-XX)" pode ser visitada até 31 de Outubro.

Horário:
De 11 a 20 de Setembro, das 15:00h às 23:00h;
A partir de 26 de Setembro, aos sábados e domingos, das 15:00h às 19:00h;
Visitas guiadas mediante marcação prévia, através do T: 210817010.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.