Hoje deparei-me com mais um "devaneio" da Associação Animal...a dita associação defensora de direitos dos animais ou melhor, a associação que pretende acabar com as touradas em Portugal, veio agora denegrir a seriedade e credibilidade de uma Instituição de cariz social e de grande prestigio, a Cáritas Diocesana, por esta se associar a um Festival Taurino de Beneficência e com isso conseguir alguns fundos para suprir as carências financeiras que a atravessa.
Por acaso, ou não, tive o privilégio de entrevistar o Sr. Dr. João Botas da Cáritas de Évora e colocar-lhe a seguinte questão:
"Não teme "represálias" de pessoas ou associações anti-taurinas, pelo facto da Cáritas estar associada a um Festival Taurino?"
O qual me respondeu e bem:
"Julgo que não haverá represálias. A Caritas Diocesana de Évora é uma Instituição que centra a sua actividade na pessoa humana e que está sempre atenta às necessidades dos mais desfavorecidos. Não olha a diferenças de raças, credos ou culturas e é solidária para com todos e para todos os que dela necessitem.
Vivemos felizmente numa sociedade democrática onde as opções de cada um devem ser respeitadas. Além disso, todas as respostas socias, actividades e iniciativas da Caritas Diocesana de Évora têm como objectivo principal ajudar a minorar as necessidades da comunidade diocesana, cumprindo os objectivos de solidariedade e atribuindo prioridade às situações mais graves de pobreza e exclusão social.
Tendo presente estes objectivos, não creio que surjam represálias pela realização de um espectáculo com estas finalidades."
Face a esta resposta não creio que haja muitas dúvidas quanto à integridade da Cáritas, ou mesmo dos seus representantes.
Quanto ao ataque da Animal, posso concluir que esta associação não tem a mínima noção do estado das Instituições de Solidariedade em Portugal e das permanentes dificuldades que estas todos os dias enfrentam. Eu como assistente social de profissão deparo-me com o dia a dia de instituições que são um autentico tormento, sempre com a "corda na garganta", a Festa Brava através destes Festivais de Beneficência, vem remediar algumas carências financeiras das Instituições.ao contrario da Animal que acaba a sua mensagem de protesto dizendo " Acredita que o trabalho da ANIMAL é importante? Então, por favor, APOIE-O :: Faça o seu Donativo HOJE mesmo."
Quanto à posição do prestigiado Refúgio Aboim Ascensão.cada uma como cada qual.
O que a Animal acha ou deixa de achar não nos interessa para mais como o Dr. João Botas diz "Vivemos felizmente numa sociedade democrática onde as opções de cada um devem ser respeitadas.".
Para terminar lanço um desafio a toda a população em geral, se efectivamente acharem que não faz sentido os Festivais de Beneficência, por e simplesmente não vão.é que a entrada é paga e só vai quem quer e ninguém será julgado por isso.
Quem decidir ir pode dizer em voz alta que... SOU AFICIONADO, SOU SOLIDÁRIO.
Associação Animal também contra a Festivais de Beneficiência
Hoje deparei-me com mais um "devaneio" da Associação Animal...
30 de Outubro de 2009 - 20:11h | Notícia por: Luís Gamito Fragoso - Fonte: - Visto: 1323 |