
João referia-se a um exemplar desta ganadaria, lidado há cerca de um ano em Vila Franca de Xira, por Luís Rouxinol e lembrou que se trata de toiros que são, quase exclusivamente, lidados a pé.
"Sei que não podemos tomar uma ganadaria, ou mesmo um curro, pelo comportamento de um só toiro, mas levo na minha mente para a corrida de amanhã a boa imagem que ainda guardo desse toiro e faço votos para que os seis a lidar saiam nessa linha, referiu.
Para João Ribeiro Telles Júnior, "a Praça de Toiros do Campo Pequeno tem um encanto muito especial e pesa de sobremaneira, pois é, sem dúvida a Catedral mundial do toureio a cavalo".
Lembrou ainda a grande responsabilidade com que encara a sua segunda presença nesta temporada no Campo Pequeno, pelo significado de ser uma praça emblemática não só para si, como para a família Ribeiro Telles no geral.
"O Campo Pequeno é o Campo Pequeno! É diferente de tudo. Mexe muito comigo. Foi aí que o meu pai me deu a alternativa. O avô David tomou lá alternativa há 50 anos, o meu tio António e o meu primo Manuel.o mesmo. Faz parte da história da família!", acrescentou.
Para a corrida de amanhã, João Telles Júnior, que quer terminar a temporada de 2009 "em Grande", escolheu oito cavalos: o "Oriente e o "Bacatum" de saída, o "Gabarito", o "Ojeda", O "Grave" e o "Rondeño" para os ferros curtos e o "D'Orey" e a "Tarouca" para bandarilhar a duas mãos e para os ferros de palmo.
A "Primeira Grande Corrida FOCUS", com que encerra a temporada do Campo Pequeno, terá ainda no cartel os nomes dos cavaleiros Luís Rouxinol e João Salgueiro e os forcados amadores de Coruche e do Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e Tiago Ribeiro.