Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Feira de São Lucas de 2009 em Jaén

Três Corridas de Toiros e uma Corrida de Rejoneio
06 de Outubro de 2009 - 20:05h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1285
Feira de São Lucas de 2009 em Jaén A Praça de Toiros de Jaén, foi inaugurada a 15 de Agosto de 1847, com Toiros da Ganadaria de Marqués de La Merced, sendo lidados e estoqueados pelos Matadores António e Ricardo Luque Camará (que eram irmãos). Aos poucos derrubaram o Sector de Sol, para ser reconstruído e a 15 de Agosto de 1848, realizou-se uma nova corrida desta feita com Toiros da Ganadaria de Plácido Comesaña, que foram lidados pelos Matadores "Chiclanero" e Nicolás Baró. Esta praça tinha capacidade para 6.500 espectadores e funcionou até meados do Século XX. Na primeira fase da construção de uma nova Praça de Toiros, abriram-se as suas portas a 18 de Outubro de 1960, corrida em que alternaram os Matadores Pedro Martínez (Pedrés), Gregorio Sánchez e Víctor Quesada, que lidaram um curro de toiros da Ganadaria de Marqués de Albayda, tenho actuado igualmente nesta corrida os rejoneadores Ángel y Rafael Peralta, que lidaram reses da Ganadaria de Alicio Tabernero.
A inauguração oficial da nova praça, teve lugar dois anos depois com o cartel constituído pelos espadas Diego Puerta, Francisco Camino y Manuel García (Palmeño), que estoquearam toros da Ganadaria de Don Carlos Núñez. Esta Praça é igualmente conhecida "La Alameda", por estar situada na Alameda de Calvo Sotelo, em Jaén. É uma praça de Segunda Categoria.
Possui acesso minusválidos, o sorteio dos toiros é aberto ao público, tem Banda de Música, Sala de Imprensa, Transportes públicos para aceder à praça, venda ambulante de bebidas frescas e naturais e aperitivos durante as corridas.

No Mês de Outubro, realiza-se a Feira de São Lucas, que é a feira mais importante.

A Empresa Servicios Taurinos Serolo, no âmbito do compromisso assumido anteriormente, decidiu montar mais uma corrida de toiros, a realizar durante a Feira Taurina deste ano. Assim os cartéis definitivos são os seguintes:

Domingo, 11 de Outubro - Corrida de Toiros de Rejoneio:
Toiros da Ganadaria de Dona Mercedes Pérez-Tabernero, para os rejoneadores Álvaro
Montes, Sérgio Galán e Leonardo Hernández.

Sexta-Feira, 16 de Outubro - Corrida de Toiros:
Toiros da Ganadaria de Dona Rocío de la Cámara, para os Matadores Vicente Barera, José Ignácio "Uceda Leal" e César Jiménez.

Sábado, 17 de Outubro: Corrida de Toiros:
Toiros da Ganadaria de "Vellosino", para os Matadores Julián López "El Juli", Alejandro Talavante e Miguel Ángel Perera.

Domingo, 18 de Outubro - Corrida de Toiros:
Toiros da Ganadaria de Juan Pedro Domecq, para os Matadores Enrique Ponce, David Fandila "El Fandi" e Sebastián Castella.

O ciclo deste ano, vê assim o número de espectáculos reduzidos para 4, quando a temporada transacta foi de 6, ficando assim por montar mais uma Corrida de Toiros e uma Novilhada. De fóra deste ciclo, fica o Matador de Toiros local, Franciscio Díaz Flores "Curro Díaz".



Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.