Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

A não perder hoje o a apresentação de "Forcados: os últimos românticos da festa!"

Apresentação do livro “Forcados: os últimos românticos da festa!”, sendo considerados o garante da corrida à Portuguesa.

28 de Novembro de 2009 - 10:33h Notícia por: - Fonte: Eurico Lampreia - Visto: 1414
A não perder hoje o a apresentação de

Apresentação do livro “Forcados: os últimos românticos da festa!”, sendo considerados o garante da corrida à Portuguesa.

Data de Apresentação: 28 Novembro 2009 (Hoje), com início às 14h00 e final previsto para as 18horas em Lisboa – Praça do Campo Pequeno.

A obra é composta por aproximadamente 800 páginas, profusamente ilustradas com cerca de 800 fotografias, estruturadas em 37 capítulos, repartidos por dois volumes. A obra em causa, dedica cinco páginas ao historial de cada um dos 45 grupos de forcados em Portugal, uma dezena de grupos do México e aos 3 grupos da Califórnia, incluindo também listagens nominativas de todos os praticantes da “classe”, desde os primórdios (1836) até à actualidade.

Elementos referenciados no capítulo sobre cada grupo de forcados:

  • Historial de cada grupo de forcados.
  • Cabo fundador e forcados que integraram a estrutura, incluindo a fotografia da 1ª apresentação do grupo em praça.
  • Fotografias de todos os cabos que ocuparam sucessivamente a chefia do grupo desde a fundação até à actualidade, incluindo o nome e o período de actividade.
  • Listagem de todos os restantes forcados que envergaram a jaqueta, desde a constituição do grupo até à actualidade, cujo objectivo é incluir no livro os nomes de todos os forcados, enquadrando-os nos grupos respectivos, bem como endereçar-lhes o convite para apresentação da obra literária.
  • Descrição dos momentos de maior glória do grupo, que tenham contribuído de forma decisiva para o seu invejável palmarés.
  • Listagem própria do nome dos forcados que faleceram de morte natural, mas que com tanto brio, honra, dignidade e espírito de sacrifício serviram o grupo directamente e a classe de forma indirecta.
  • Nome (s) e ano (s) dos forcados que eventualmente tenham falecido na arena, no desempenho da sua actividade, ao serviço dos grupos de forcados.


O programa incluirá, projecção em ecrã gigante das 800 fotografias, em “slide-show”, ao longo do evento de apresentação do livro.

São referenciadas as 25 “Dinastias”, famílias de forcados para quem a arte de pegar toiros é uma tradição, atingindo algumas deles 15 elementos.

O livro será editado em quatro idiomas, nomeadamente, Português, Castelhano, Inglês e Francês sendo apresentado em 12 países: Portugal, Espanha, França, México, Califórnia (USA), países lusófonos e em diversos países da América Latina.

Trata-se de uma autêntica obra de arte, produto da simbiose da mais-valia dos textos e do enquadramento na cor, brilho e estética das fotografias.

Prezado leitor a aquisição deste livro constitui uma oportunidade única de enriquecer e valorizar a sua biblioteca pessoal, uma obra que reúne todos os condimentos para ficar na história, como uma referência na temática literária dos forcados e da festa brava.

Autor da obra literária: Eurico Lampreia

“Ser forcado é arriscar a vida por uma questão de aficion, arte, raça, pundonor e emoção em troca de uma volta à arena, palmas, flores e de um sorriso de uma menina!”

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2019 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.