Apresentação do livro “Forcados: os últimos românticos da festa!”, sendo considerados o garante da corrida à Portuguesa.
Data de Apresentação: 28 Novembro 2009 (Hoje), com início às 14h00 e final previsto para as 18horas em Lisboa – Praça do Campo Pequeno.
A obra é composta por aproximadamente 800 páginas, profusamente ilustradas com cerca de 800 fotografias, estruturadas em 37 capítulos, repartidos por dois volumes. A obra em causa, dedica cinco páginas ao historial de cada um dos 45 grupos de forcados em Portugal, uma dezena de grupos do México e aos 3 grupos da Califórnia, incluindo também listagens nominativas de todos os praticantes da “classe”, desde os primórdios (1836) até à actualidade.
Elementos referenciados no capítulo sobre cada grupo de forcados:
- Historial de cada grupo de forcados.
- Cabo fundador e forcados que integraram a estrutura, incluindo a fotografia da 1ª apresentação do grupo em praça.
- Fotografias de todos os cabos que ocuparam sucessivamente a chefia do grupo desde a fundação até à actualidade, incluindo o nome e o período de actividade.
- Listagem de todos os restantes forcados que envergaram a jaqueta, desde a constituição do grupo até à actualidade, cujo objectivo é incluir no livro os nomes de todos os forcados, enquadrando-os nos grupos respectivos, bem como endereçar-lhes o convite para apresentação da obra literária.
- Descrição dos momentos de maior glória do grupo, que tenham contribuído de forma decisiva para o seu invejável palmarés.
- Listagem própria do nome dos forcados que faleceram de morte natural, mas que com tanto brio, honra, dignidade e espírito de sacrifício serviram o grupo directamente e a classe de forma indirecta.
- Nome (s) e ano (s) dos forcados que eventualmente tenham falecido na arena, no desempenho da sua actividade, ao serviço dos grupos de forcados.
O programa incluirá, projecção em ecrã gigante das 800 fotografias, em “slide-show”, ao longo do evento de apresentação do livro.
São referenciadas as 25 “Dinastias”, famílias de forcados para quem a arte de pegar toiros é uma tradição, atingindo algumas deles 15 elementos.
O livro será editado em quatro idiomas, nomeadamente, Português, Castelhano, Inglês e Francês sendo apresentado em 12 países: Portugal, Espanha, França, México, Califórnia (USA), países lusófonos e em diversos países da América Latina.
Trata-se de uma autêntica obra de arte, produto da simbiose da mais-valia dos textos e do enquadramento na cor, brilho e estética das fotografias.
Prezado leitor a aquisição deste livro constitui uma oportunidade única de enriquecer e valorizar a sua biblioteca pessoal, uma obra que reúne todos os condimentos para ficar na história, como uma referência na temática literária dos forcados e da festa brava.
Autor da obra literária: Eurico Lampreia
“Ser forcado é arriscar a vida por uma questão de aficion, arte, raça, pundonor e emoção em troca de uma volta à arena, palmas, flores e de um sorriso de uma menina!”