Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

João Cortesão distinguido com prémio Crítico Prestígio

João Cortesão distinguido com prémio Crítico PrestígioPrestes a editar o seu segundo livro, que incluirá as crónicas “Para que a terra não esqueça” publicadas no...

26 de Novembro de 2009 - 07:10h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1613
João Cortesão distinguido com prémio Crítico Prestígio

João Cortesão distinguido com prémio Crítico PrestígioPrestes a editar o seu segundo livro, que incluirá as crónicas “Para que a terra não esqueça” publicadas no semanário “O Farpas”, João Cortesão, conhecido crítico taurino de Coimbra, foi galardoado com o prémio Crítico Prestígio atribuído pelo Latiníssimo Clube (Santarém).

João Cortesão recebe o galardão na Gala do Toiro 2009, que decorrerá no Latiníssimo Clube, dia 7 de Dezembro, a partir das 22h30.

Antes, a 4 de Dezembro, João Cortesão modera um colóquio, promovido também no âmbito da Gala do Toiro 2009, intitulado “O Forcado: Complemento ou figura central da Festa Brava”. O debate realiza-se no Latiníssimo Clube, a partir das 21h30, e tem como intervenientes Pires da Costa, Diogo Sepúlveda e João Simões, seguindo-se a festa do jornal “O Farpas”.

O primeiro livro de João Cortesão intitula-se “Quites, detalhes e puyazos” e foi editado em 2006 pelas Edições MinervaCoimbra.

Refira-se ainda que o crítico taurino será o convidado do primeiro jantar de 2010 da Tertúlia do Quinzena (Santarém), a realizar em Janeiro, onde falará sobre “A evolução do toureio a cavalo”, tendo também prevista uma conferência na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa sobre “Cavalo de toureio”.

A Gala do Toiro 2009 contempla ainda, a 5 de Dezembro, uma tenta pública (15h30) na Monumental Celestino Graça (Santarém), com a participação de David Oliveira a cavalo, de Pedro Gonçalves, Cláudio Miguel e João Carreira a pé e do Grupo de Forcados Amadores do Futuro de Santarém.

Este é o terceiro ano que o Latiníssimo Clube promove a Gala do Toiro de Santarém, uma festa brava, em terras ribatejanas, que pretende homenagear as personalidades do panorama nacional tauromáquico.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Santarém e organização exclusiva do Latiníssimo Clube, e contará com a presença das principais figuras do toureio nacional na entrega dos troféus.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.