Procedência: A vacada foi constituida en 1930, na herdade de Jandilla, aonde se mantém ainda hoje por Juan Pedro Domecq Núñez de Villavicencio, com reses do Marqués de Tamarón y del Conde de la Corte, ambos de procedencia Parladé e casta Vistahermosa.
Desde a sua fundação foi dirigida por D Juan Pedro Domecq y Díez e durante quase meio século, marcaram-se as reses com o ferro do Duque de Veragua.
Em 1978, pouco depois da morte de Juan Pedro Domecq y Díez, a maior parte da vacada foi transferida do ferro de Veragua para o actual e começou a lidar-se com o nome de Jandilla.
O ferro actual tinha sido adquirido por Juan Pedro y Pedro Domecq y Díez, às Senhoras Moreno de la Cova em conjunto com algumas reses, que posteriormente foram eliminadas na sua totalidade. A vacada de Juan Pedro, cujo corre por numerosas ganadarías espanholas e americanas, e actualmente estende-se por todos os países onde se críam toiros bravos.
A Ganadaria de Jandilla, tem Divisa Azul, o Sinal de orelhas é: forquilha em ambas, foi fundada em 3 de Maio de 1951, está sediada na Herdade de Jandilla em Vejer de la Frontera (Cádiz) e Don Tello nos arredores de Badajoz. É representada por Borja Domecq.
Para a Temporada de 2010, esta Ganadaria tem à volta de catorze Corridas de Toiros para lidar ao longo da mesma. Para já sabe-se que éstá previsto esta Ganadaria lidar toiros nas Praças de Toiros de Bilbau, Sevilha e Pamplona (praças aonde lidou em 2009) e Gijón, Badajoz, Plasenciae Cáceres, e duas corridas em praças francesas. Está também apalavrada uma corrida para Valencia.
Na foto, podemos ver um Toiro Capirote Botinero.
Diz-se que um Toiro é Capirote, quando a cabeça e o pescoço são de uma cor diferente da restante.
Botinero, quando as extremidades são pretas ou mesmo mais escuras que o restante corpo.
Toiros da Ganadaria Jandilla para 2010
Corridas em Bilbao, Pamplona e outras praças
21 de Novembro de 2009 - 15:03h | Notícia por: José Vogado - Fonte: - Visto: 2650 |