
"Tourear no Campo Pequeno é sempre um prazer muito especial para mim, mas a corrida de quinta-feira tem ainda este aliciante que é o de tourear o meu toiro número cem, pertencente a uma das mais prestigiadas ganadarias mundiais", acrescentou.
Joaquim Bastinhas lidou o primeiro toiro da ganadaria Murteira Grave a 15 de Agosto de 1982, era ainda cavaleiro praticante, numa corrida realizada em Reguengos.
"Foi o "Pianista" e, daí para cá já vão 98, ao longo de 26 anos, pelo que posso dizer que a ganadaria Murteira Grave está profundamente ligada à minha trajectória artística pois, além do mais, só na temporada de 2005 não lidei nenhum toiro seu", recordou.
A primeira vez que Joaquim Bastinhas lidou um "Murteira Grave" no Campo Pequeno, o "Cubano", foi a 18 de Agosto de 1983, três meses após José Mestre Batista lhe ter concedido a alternativa, em Évora (15 de Maio de 1983).
O cavaleiro manifestou também o desejo de que a praça se encha e que a corrida resulte num triunfo memorável para todos os intervenientes no cartaz.