Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Corrida LUX 2009 na 127ª Tradicional Corrida de Toiros 15 de Agosto Caldas da Rainha

Comemora-se no dia 15 do próximo mês, pelas 18:00h, os 505 anos de Corridas de Toiros nas Caldas da Rainha.
Esta temporada, pela 127ª vez consecutiva, a tradicional corrida do 15 de Agosto, volta a esta cidade termal com um cartel de grande interess
30 de Julho de 2009 - 04:47h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1511
Corrida LUX 2009 na 127ª Tradicional Corrida de Toiros 15 de Agosto Caldas da Rainha Comemora-se no dia 15 do próximo mês, pelas 18:00h, os 505 anos de Corridas de Toiros nas Caldas da Rainha. Esta temporada, pela 127ª vez consecutiva, a Tradicional Corrida do 15 de Agosto, volta a esta cidade termal com um cartel de grande interesse, incluído na Corrida LUX 2009, denominada a corrida do ano.

Em praça, os cavaleiros, António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos, Francisco Palha e o jovem Mateus Prieto. Pegam os forcados amadores de Santarém e Caldas da Rainha, capitaneados por Diogo Sepúlveda e Nuno Vinhais respectivamente; para um curro de imponentes toiros de Pontes Dias.

Tudo indica que será mais um excelente e notável 15 de Agosto, já que este ano destaque-se a importante homenagem a Simão da Veiga Jr., pois faz exactamente este 15 de Agosto que o notável mestre toureou pela última vez na Praça de Toiros das Caldas da Rainha, sofrendo um enfarte do miocárdio e vindo a deixar-nos quatro dias depois no Montepio Rainha D. Leonor.

A empresa Toiros & Cultura de Paulo Pessoa de Carvalho, dá conhecimento desta homenagem que se encontra no programa da corrida, do qual transcrevo.

« SIMÃO DA VEIGA JR. - 50 ANOS DEPOIS

Nasceu no Lavre no recuado ano de 1903, recebeu a alternativa às portas dos 19 anos da mão do seu próprio pai, Simão Luís da Veiga conhecido artista e discípulo de Malhôa, facto que curiosamente mais liga Simão da Veiga Jr. às Caldas da Rainha.

Simão da Veiga Jr. foi um artista taurino completo, actuava de igual forma a pé como a cavalo, sempre com a mesma destreza, fazendo que enquanto cavaleiro de alternativa tanto fosse contratado para a lide equestre como para a lide a pé.

Foi o primeiro português a quem foi concedida uma orelha na Monumental de Las Ventas em Madrid, verdadeiro feito histórico, que com a graça de Deus foi repetido por outros vários artistas portugueses desde então.

Este notável artista, toureou pela derradeira vez na praça de toiros das Caldas da Rainha no dia 15 de Agosto de 1959, tendo sofrido um fatal enfarte do miocárdio, deixando de estar entre nós quatro dias depois, curiosamente no mesmo quarto, que 38 dias antes viu nascer João Palha Ribeiro Telles. Quiz provávelmente o destino que antes de precoce partida, outro toureiro nascesse...

Em nome do respeito por uma carreira profissional de 37 anos e cheia de brilho, não poderiamos deixar passar tão importante efeméride sem o merecido reconhecimento público da aficion.

Obrigado Simão da Veiga Jr. pelo contributo que deu à festa de toiros em Portugal!

Dr. Vaz Craveiro / Paulo Pessoa de Carvalho »


(Fotos: João Polónia)
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.