
José Júlio, um dos maiores nomes do toureio português, tomou alternativa de Matador de Toiros em Zaragoza, a 11 de Outubro de 1959, das mãos de Manuel Jimenez "Chicuelo II", com o testemunho de Gregório Sanchez e toiros de Pio Tabernero.
Retirado das arenas desde 5 de Outubro de 1989, data em que se despediu oficialmente das arenas, e, Vila Franca de Xira, sua terra natal, é actualmente responsável pela formação dos alunos da "Escola de Toureio José Falcão".
Do cartel desta corrida fazem parte o Rojoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, máxima figura mundial do toureio a cavalo, que na corrida de inauguração da temporada do Campo Pequeno saiu triunfalmente em ombros pela porta grande, e os Matadores de Toiros Vitor Mendes e "Pedrito de Portugal". A presença de Vitor Mendes no Campo Pequeno, vestido de "luces", constitui um momento único e excepcional, pois o diestro está oficialmente retirado das arenas. Quanto a "Pedrito de Portugal", regressa ao Campo Pequeno depois de aqui ter triunfado a 14 de Maio, e de importantes participações na feira de Badajoz e nas Sanjoaninas (Angra do Heroísmo). Pega o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, vencedor dos "Galardões Campo Pequeno" 2008, na qualidade de melhor grupo e de melhor pega.
Serão lidados dois toiros da ganadaria Passanha, para cavalo e quatro da de Ortigão Costa (Lide a pé).