Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Forcado João Salvação cegou do seu olho esquerdo! - O debate está lançado!

No início desta semana, o Taurodromo.com publicou uma notícia a dar conta de mais uma lesão sofrida por um forcado enquanto fazia uma pega, na passada Quinta-feira, dia 13 de Agosto em Alcochete...e agora, (...) "o João cegou do olho esquerdo." (...)
20 de Agosto de 2009 - 11:32h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1326
Forcado João Salvação cegou do seu olho esquerdo! - O debate está lançado! No início desta semana, o Taurodromo.com publicou uma notícia a dar conta de mais uma lesão sofrida por um forcado enquanto fazia uma pega, na passada Quinta-feira, dia 13 de Agosto em Alcochete.

O forcado em questão, era João Salvação, de 28 anos, cabo do Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde que sofreu uma grave lesão no seu olho esquerdo quando pegava um toiro da ganadaria de Rio Frio, na sua terra natal.

Como já referimos, o forcado sofreu a grave lesão quando, na reunião com o toiro que lhe saiu em sorte, um dos curtos o atingiu com bastante gravidade no olho esquerdo. João foi de seguida transferido para o Hospital de São José em Lisboa, tendo sido submetido a uma delicada e prolongada intervenção cirúrgica, durante quase 8 horas.

Agora, segundo um membro da nossa Tertúlia Taurina (http://www.taurodromo.com/Noticias/Noticia.aspx?Key=1334), "o João cegou do olho esquerdo.", dizendo ainda que "num colóquio em Alcochete há uns meses atrás (http://aportadoscurros.blogspot.com/2009/02/coloquios-do-clube-taurino-de-alcochete.html), o João foi uma das pessoas que elogiou os Ferros Compridos de Segurança e que realçou a necessidade de se apostar na segurança dos forcados".

"Queria o destino que fosse a quebra de um ferro comprido convencional a ditar a sua sorte..."

No opinião deste membro "Não podendo prever os acidentes há que preveni-los. Os Ferros Compridos de Segurança resolvem o problema das quebras... 35cm de madeira lascada como que apontada à face do forcado que destemidamente vai à cara..".

Um outro membro refere "É frustrante ter um problema sem solução mas é ainda pior ter a solução e esta não ser definitivamente aplicada. Ferros compridos de segurança e bandarilhas ditas "à espanhola" terão de ser OBRIGATÓRIOS em todas as corridas à portuguesa tal e qual a embolação dos toiros. Quantos mais acidentes graves como este serão ainda precisos para as coisas mudarem?!"

Ambos os membros referem a necessidade da revisão e actualização do Regulamento Taurino e a celeridade do teste aos Ferros Compridos de Segurança, fazendo um "apelo às pessoas que podem mudar as coisas: vamos zelar pela segurança dos nossos forcados, esses que levam a todas as praças a arte de pegar toiros".

Está então lançado o debate acerca da perigosidade das bandarilhas 'à portuguesa', sendo preciso apresentar soluções para que, definitivamente, os Forcados possam pegar toiros em segurança sem correr o risco iminente de cegueira, que actualmente correm.


Uma vez mais, equipa do Taurodromo.com termina, aproveitando para deixar ao forcado uma palavra de conforto: Força João!
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.