Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Agravamento do estado de saúde do Manzanares de Diego Ventura!

Estado de saúde do cavalo Manzanares agrava-se com o desenvolvimento de uma hepatite.
20 de Agosto de 2009 - 11:30h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1698
Agravamento do estado de saúde do Manzanares de Diego Ventura! Como o taurodromo.com já noticiou anteriormente, o cavalo Manzanares, uma das estrelas da quadra de Diego Ventura, está, desde a passada Sexta-feira, internado na Clínica Veterinária de La Equina, Manilva, por lhe ter sido detectada uma infecção de origem desconhecida que lhe está a obstruir as artérias do seu ceco (porção inicial do intestino grosso).

Segundo o director da clínica, o médico veterinário Miguel Valdés, ao não ver melhorias no animal, em resposta à administração de analgésicos e anti-inflamatórios, optou por submetê-lo a uma intervenção cirúrgica que, alertando, desde logo, para a possibilidade de complicações posteriores, nomeadamente a morte tecidular do cego que provocaria uma choque séptico e morte do animal em poucas horas, ou a produção de outro tipo de infecções em vários locais do corpo do animal, o que veio a acontecer.

Concretamente, o diagnóstico revelou que "Manzanares" havia desenvolvido uma laminite equina que é uma patologia complexa cujo sinal clínico mais visível é a inflamação do casco cavalo. O tratamento a esta nova infecção foi imediato mas, ontem, foi-lhe diagnosticada uma hepatite, tendo o cavalo começado a apresentar sinais de cegueira parcial e convulsões.

Até ao momento, foi já realizada uma biópsia ao fígado do animal e estão a ser feitas análises histopatológicas para poder delinear um tratamento específico e mais efectivo para o cavalo.

O rejoneador Diego Ventura tem seguido atentamente o evoluir da situação e aproveitou para "agradecer os e-mails que tem recebido por parte dos aficionados que se mantêm interessados no estado de saúde do seu cavalo "Manzanares".

(Foto: Madalena Barbosa)
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.