Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Festa do Forcado na Arena D'Évora é já no Sábado!

A empresa Terra Brava apresenta na Arena D'Évora no próximo Sábado, dia 29, a Festa do Forcado. A Arena D'Évora vai ser o palco da festa em honra a uma grande figura típica da tauromaquia portuguesa, o Forcado.
27 de Março de 2008 - 00:00h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1894
Festa do Forcado na Arena D'Évora é já no Sábado! A empresa Terra Brava apresenta na Arena D'Évora no próximo Sábado, dia 29, a Festa do Forcado. Esta praça vai ser palco da festa em honra a uma grande figura típica da tauromaquia portuguesa, o Forcado.

A empresa Terra Brava, pela qual Carlos Pegado dá a cara, pretende sobretudo homenagear o Forcado e toda a tradição que ele representa na "nossa" Festa Brava.

Ao longo de todo o dia vários momentos e práticas taurinas vão ser recriadas e revividas. Entre elas estão a Sorte Gaiola, Casa da Guarda, Pega de Costas, pega na Cadeira a ainda a pega de Cernelha.

Irá realizar-se o Torneio "Pegas de Cernelha", o qual contará com a maioria dos Grupos de Forcados Amadores, e, por eliminatórias, 28 Grupos de Forcados vão actuar em regime de torneio diante uma manada de Mertolengas. Neste torneio entrarão em praça duas parelhas, das quais só uma passará à fase seguinte até à eliminatória final.

De referir que, a entrada para os festejos que ocorrerão durante toda a tarde será gratuita.


Pela importância deste evento, relembramos o programa detalhado já aqui anteriormente apresentado.

14:00 horas

- Reviver "Sortes Antigas": Sorte Gaiola; Casa da Guarda; Pega de Costas; Pega na Cadeira.
Realizadas pelos Grupos de Forcados Amadores de Aposento do Barrete Verde de Alcochete (Estremadura), Coruche (Ribatejo) e São Manços (Alentejo).

- Torneio "Pegas de Cernelha", onde 28 Grupos de Forcados irão disputar, por eliminatórias, o prémio para a melhor Parelha
O júri deste torneio é composto por: António José Zuzarte, João Pedro Bolota, Joaquim Pedro Torres, Luís Cebola e Rui Cabral.

Os Grupos de Forcados Amadores participantes são:
Académicos de Elvas, Alcochete, Alter do Chão, Amareleja, Aposento Barrete Verde de Alcochete, Aposento da Chamusca, Aposento da Moita, Azambuja, Caldas da Rainha, Cascais, Coruche, Évora, Lisboa, Moita, Monsaraz, Montemor, Montijo, Moura, Portalegre, Póvoa de São Miguel, Safara, Salvaterra, Santarém, São Manços, Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Tomar, Vila Franca de Xira
Os prémios Terra Brava serão: 1º Lugar - 750 euros e 2º Lugar - 250 euros.

- Forcados do Futuro, na qual aficionados mais jovens mostram a importância e a continuidade da tradição tauromáquica.

- "Commedia a La Carte"


21:30 horas

Corrida de Toiros à Portuguesa (Bilhetes desde 15,00 euros)

Com a participação dos cavaleiros João Salgueiro, Vítor Ribeiro e Manuel Lupi. As pegas da corrida estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Évora. Os 6 toiros a lidar são de Manuel Coimbra.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.