
Ao considerar as razões evocadas pela citada associação, esta decisão judicial, poderá permitir que, em nome da boa formação das nossas crianças e jovens, argumentos ofensivos, sem fundamento e de má fé, venham substituir, o exemplo de coragem, arte, destreza técnica e tradição, que são a base da tauromaquia, representando valores fundamentais para os jovens que constituem, actualmente, a maioria esmagadora dos profissionais do toureio e do público das corridas de toiros em Portugal.
Com esta decisão foi violentamente ignorada a importante acção de solidariedade e participação social, desempenhada, ao longo de muitos anos, pelos toureiros portugueses.
Vimos apelar à direcção da RTP, e aos aficionados em geral, que repudiem vivamente acções que, tal como esta, pretendem atacar duma forma mentirosa e cobarde a Festa Nacional.
As Entidades representativas do sector subscrevem na íntegra este comunicado.
Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide Associação Nacional de Grupos de Forcados Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos Associação Puro-Sangue Lusitano Associação de Médicos Veterinários de Actividades Taurinas Tertúlias Tauromáquicas Portuguesas