Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Perspectiva ganadeira para VFX - Carlos Falé Filipe

Carlos Falé Filipe dizendo-nos na primeira pessoa sobre o que pensa da sua ganadaria, a qual nestes últimos anos se tem afirmado como uma das mais adequadas para a lide apeada.
26 de Junho de 2015 - 10:42h Entrevista por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2202
Perspectiva ganadeira para VFX - Carlos Falé Filipe

Corrida de Toiros do próximo dia 5 de Julho em VFX na centenária Palha Blanco, na voz de Carlos Falé Filipe dizendo-nos na primeira pessoa sobre o que pensa da sua ganadaria, a qual nestes últimos anos se tem afirmado como uma das mais adequadas para a lide apeada.

 

O curro apartado será para a Corrida de Toiros Mista do Colete Encarnado 2015 e os toiros de Falé Filipe, serão para as lides a pé que nessa tarde serão executadas pelo Matador Pedrito de Portugal.

 

Fiquemos então a saber, o que pensa o proprietário da ganadaria de Falé Filipe.

 

 

ENTREVISTA

 

1º T&C - Ir a Vila Franca de Xira é uma expectativa acrescida para o ganadeiro?

CFF - A Praça de Touros Palha Blanco de Vila Franca de Xira, é uma praça que tem sido talismã para a minha Ganadaria, pois já obtive vários triunfos pelos meus touros e pelos artistas que os lidaram. Por isso creio que tenham sido escolhido os melhores touros para este espetáculo, além do mais é inédito este cartel, é importante que aconteça numa praça com o carisma da Palha Blanco e tudo deverá ser feito a pensar no sucesso, para a festa, para os aficionados e para a praça, como julgo ter sido.

 

2º T&C - Mais uma vez os seus toiros irão ser lidados a pé, é esse o seu sonho enquanto ganadeiro para a sua ganadaria? O seu trabalho tem sido no sentido de criar toiros para serem lidados a pé, como vê em Portugal essa sua opção?

CFF - A opção que fiz dos touros da minha ganadaria serem lidados por matadores ou novilheiros foi acima de tudo por gostar das corridas a pé e sentir que nem sempre as coisas resultam como espetáculo para o público e para o toureiro porque os touros não estiveram no nível pretendido. Como tenho sido ao longo da minha vida uma pessoa lutadora, entendi como aficionado e como ganadeiro criar touros bravos para a lide apeada. Nem sempre tem sido conforme gostaria, mas na minha modéstia opinião acho que existe um saldo positivo, pois somente à cerca de 11 anos, os touros são selecionados para estas lides.

 

3º T&C - Como está a corrida para o dia 5 de Julho em termos de toiros? Apresentação? Linhagens? Faz prognósticos?

CFF - Os touros escolhidos para o dia 5 de Julho estão nesta data com boa apresentação e espero que sejam bravos na praça e possam dar espetáculo ao público e que o toureiro possa triunfar. Prognósticos não os faço porque entendo que todos os touros estão no mesmo nível de bravura.
 

4º T&C - Pedrito de Portugal pode dar com o seu toureio uma profundidade maior e tirar partido dos toiros como poucos, que concelhos dá ao Matador para os toiros apartados e a serem lidados nesse dia?

CFF - Dar concelhos ao matador Pedrito de Portugal entendo que não o devo fazer porque estou numa vertente contrária que é ser criador de touros bravos e ele melhor que ninguém poderá instruir o tipo de lide que o touro precise, que possa dá-la para o espetáculo resultar. E que Deus partilhe as sortes.

5º T&C - O que tem a dizer aos aficionados sobre a corrida de toiros, quer aqui deixar-lhes alguma nota?

 

CFF - Aos aficionados tenho a dizer que quando se consegue conciliar o binómio de o matador estar a fazer uma lide excecional e o touro a corresponder com a sua bravura ao mesmo nível, creio que se obtém o máximo do espetáculo. E o aficionado, o toureiro e o ganadeiro se sentem bastante felizes por as lides resultarem, com a sensação de objectivo atingido.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.